18/06/13 – Um efetivo de 300 policiais militares será mobilizado para atuar na manifestação de mais de 27 mil estudantes, agendada para acontecer em Manaus nesta quinta-feira (20). A informação foi confirmada pelo comandante da Polícia Militar, coronel Almir David.
Intitulada “Ato Nacional Contra o Aumento da Passagem do Transporte Coletivo”, a manifestação terá a Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia) como ponto de concentração, para seguir, a partir das 17h, percorrendo as principais vias do Centro de Manaus.
Os detalhes do movimento estão sendo planejados por meio de uma página do Facebook: http://www.facebook.com/#!/events/310842239048709/?fref=ts
Principais pautas para reivindicações.
1 – Redução da passagem para R$ 2,00 e passe livre estudantil.
2 – Pela melhoria do transporte público, com melhoria nos assentos, paradas de ônibus, manutenção constante da frota e limpeza diária dos coletivos, manutenção nos terminais, regularidade nos horários, frota que atenda corretamente a necessidade de cada área e capacitação dos trabalhadores do sistema.
3 – Que o domínio dos dados da planilha de gastos esteja na mão da prefeitura e que esses dados possam ser disponibilizados para a população.
4 – Implantação do Conselho Municipal de Transporte Público com membros da sociedade civil indicada pela população através de consulta popular (com a mesma metodologia utilizada na escolha dos conselheiros tutelares), com poder de fiscalização e acompanhamento dos dados que compõe as planilhas para o calculo da passagem.