Os secretários de Meio Ambiente das capitais participam, neste sábado (3), de uma visita técnica ao Aterro Controlado de Manaus para apresentação do Projeto de Captação e Tratamento do Sistema de Queima de Gás do Aterro Sanitário Municipal, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp).
Os secretários participam em Manaus do 17º Encontro Regional do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27). Aberto na quinta-feira (1º/3) pelo secretário municipal chefe da Casa Civil, Arthur Bisneto, o encontro contou também com a presença de representantes da Fundação Konrad Adenauer, ONG alemã responsável pela articulação e criação do fórum, e da Rede WWF (World Wildlife Foundation), que organiza o movimento da Hora do Planeta em 187 países.
O evento, promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), reuniu durante três dias os secretários municipais de Meio Ambiente das capitais Rio Branco (AC), Boa Vista (RR), Macapá (AP), Belém (PA), Porto Velho (RO) e Palmas (TO) para discussão e troca de experiências na área ambiental, tendo como tema “Arborização Urbana – Estratégia Regional”.
“Manaus é o maior símbolo de conscientização, maior símbolo da união entre desenvolvimento e manutenção da flora e da fauna, manutenção da floresta.”
Durante a reunião de abertura oficial, Arthur Bisneto e os secretários das capitais presentes assinaram o termo de adesão ao movimento global 2018. Realizada pela WWF, o movimento consiste em apagar as luzes de monumentos e logradouros das cidades signatárias, durante 60 minutos, no próximo dia 24 de março, como forma de apoio às ações de redução de consumo de energia e combate às mudanças climáticas. Manaus já participa há nove edições consecutivas apagando as luzes do Parque Municipal Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho, no Japiim, zona Sul.
“A ideia, o objetivo não é diminuir o consumo de energia com esse evento, mas sim chamar a atenção das pessoas para que elas possam discutir o que cada um pode fazer para contribuir para a qualidade de vida no planeta.”
Nessa sexta-feira (2), os secretários se reuniram para um dia inteiro de discussões no auditório do Parque Municipal do Mindu, Parque 10 de Novembro, na zona Centro-Sul. A finalidade foi promover o intercâmbio de experiências, com apresentação de trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura de Manaus e as demais capitais representadas, e a opinião de especialistas. Houve palestras sobre as intervenções urbanas feitas pela Prefeitura de Manaus, por meio dos projetos Arboriza Manaus e Ornamenta Manaus, que integram o Programa Manaus Verde e Viva, e os desafios que se colocam diante das dificuldades enfrentadas.
Foram abordadas, também, a gestão de áreas protegidas, com a experiência da criação do Corredor Ecológico Urbano do Sauim-de-Coleira, iniciativa pioneira da Prefeitura de Manaus que pretende criar o primeiro corredor ecológico urbano do País em área urbana com a finalidade de garantir a conservação de uma espécie ameaçada de extinção, e a Flora Amazônica no Contexto Urbano, abordando os desafios da introdução de espécies da flora nativa da Amazônia na cidade.
Palestraram a subsecretária municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Aldenira Queiroz; o diretor de Áreas Protegidas da Semmas, Márcio Bentes, e o professor e pesquisador Cid Ferreira, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
Nesta manhã, após a visita técnica ao Aterro Controlado de Manaus, os secretários percorrerão corredores viários e logradouros públicos com intervenções de arborização e paisagismo.
De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, a realização de mais um encontro regional consolida a condição de Manaus como referência regional junto ao Fórum CB27 e em iniciativas voltadas para a melhoria da qualidade ambiental da população. Segundo Antonio Nelson, o encontro visa mostrar o que está sendo feito em consonância com os propósitos de fórum.
“O trabalho do Arboriza Manaus é um trabalho que está sendo muito respeitado lá fora. A gente quer transformar isso numa experiência para as pessoas que participaram do fórum.”
António Nelson fez uma explanação sobre as ações desenvolvidas pelo órgão em 2017 e as metas estabelecidas para este ano. Estiveram presentes os secretários do Meio Ambiente Yaylley Jesini Robson Damasceno (Porto Velho), Paola Fernanda Daniel (Rio Branco), Daniel Pedro Rios Peixoto (Boa Vista), Márcio Pimentel Sousa (Macapá), Carlos Fabrício Crescente Dias (Belém) e Hebert Veras Nunes (Palmas).
Esse foi o terceiro encontro da Regional Norte do Fórum CB27. O Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27) foi criado durante o processo de preparação das cidades para a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), em maio de 2012, com o objetivo de promover a articulação política e a cooperação entre as capitais, em especial buscando soluções para os problemas ambientais comuns às cidades brasileiras, com foco no tema do enfrentamento às mudanças climáticas.