O Teatro Amazonas será o palco da assinatura do contrato entre a Prefeitura de Manaus e o Governo do Amazonas com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, para que a cidade receba partidas de futebol de ambas as competições. A informação é da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom).
Segundo a Semcom, o evento acontecerá na tarde desta quinta-feira (6) com as presenças do governador José Melo, o prefeito Arthur Neto, a vice-presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Nawal El Moutawakel, e o diretor geral de Operações da Rio 2016, general Marco Aurélio Vieira.
A cerimônia ainda vai marcar o lançamento da campanha institucional “Manaus nas Olimpíadas”, com jingle no ritmo de Boi Bumbá entoado pela cantora Márcia Siqueira e a Orquestra Filarmônica do Amazonas. Os programas para voluntários no Rio de Janeiro e no Amazonas também serão reabertos, a abertura do projeto “Transforma”, uma parceria entre a Rio 2016, Governo e Prefeitura que vai introduzir o tema olímpico nas escolas da rede pública de ensino.
De acordo com a Prefeitura, Manaus é a primeira a assinar o contrato e também a única, além do Rio de Janeiro, a lançar programação para lembrar que falta um ano para as Olimpíadas no Brasil. “Saímos na frente porque, desde maio, estamos trabalhando integrados, Governo e Prefeitura para, mais uma vez, mostrarmos ao mundo a imensa alegria e a hospitalidade do povo amazonense, bem como a sua capacidade de realizar um grande evento, como foi a Copa em Manaus. Essa festa é para mobilizar nossa força de trabalho, envolver a cidade e despertar o Espírito Olímpico”, afirma o coordenador estadual do Comitê Manaus 2016, Mauro Aufiero.
Manaus receberá seis jogos do Torneio de Futebol Olímpico – quatro do masculino e dois do torneio feminino –, que serão realizados na Arena da Amazônia, nos dias 4, 7 e 9 de agosto de 2016. Os torcedores poderão se reunir para assistir as competições nos “Live Sites”, espaços projetados na Ponta Negra e no Largo São Sebastião para que turistas e moradores acompanhem as competições.