Manaus é a segunda cidade brasileira com maior número de casos de tuberculose, afirma FVS

tuberculose_noticia1

A afirmação é do diretor presidente da Fundação de Vigilância em Saúde, Bernardino Albuquerque. Segundo ele, a capital do Amazonas é hoje a segunda cidade do país com maior número de casos diagnosticados da doença, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro.

Para tentar reverter o balanço negativo do atual número de casos no Estado, profissionais da saúde participam, no auditório da Assembleia Legislativa (ALE-AM), no bairro Parque 10, zona Centro Sul, do segundo Simpósio Estadual de Tuberculose. O objetivo, segundo o titular da Secretaria Municipal da Saúde (Semsa), Homero de Miranda Leão, é reforçar  as ações de prevenção e controle da doença

O evento reúne especialistas no assunto, que são unânimes em afirmar sobre o principal desafio: evitar os índices de desistência no tratamento da doença, como explicou diretor presidente da FVS, Bernardino Albuquerque.

Segundo a Coordenadora Estadual do Programa de Controle da Tuberculose, Marlúcia Garrido, o objetivo final do encontro é elaborar um plano de ação de ação de combate e controle da doença, que deverá ser disponibilizado para todos os municípios do Estado, preocupação justificada pelo risco elevado de transmissão.

O segundo Simpósio Estadual de Tuberculose segue até está quarta-feira, no auditório Belarmino Lins, da ALE-AM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *