A capital do Amazonas está mais próxima de sediar os jogos do torneio de futebol das Olimpíadas.
Na manhã desta quarta-feira (04), o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e representantes do Governo do Estado reuniram-se no Rio de Janeiro, com o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™, Carlos Arthur Nuzman.
No encontro, na sede do Comitê, foi discutida a candidatura de Manaus para receber os jogos de futebol das Olimpíadas do ano que vem. De acordo com Nuzman, a capital do Amazonas vem apresentando todos os requisitos do caderno de encargos e a decisão sai até dia 10 de fevereiro.
Segundo o prefeito, o diretor executivo de Operações do Comitê Organizador, Marco Aurélio Vieira, disse que, entre todas as cidades que estão pleiteando os jogos, Manaus é a única que vem trabalhando de forma conjunta com o Governo do Estado. O entrosamento, fundamental na Copa do Mundo, também vem contando, agora, a favor do Amazonas.
O secretário de Gestão do Governo do Estado, Evandro Melo, explicou que o Comitê Organizador vê Manaus como forte favorita por conta da rápida resposta, em relação ao caderno de encargos. Os pedidos foram entregues à Prefeitura e Estado no início de janeiro e, antes mesmo do final do mês, todas as questões já estavam encaminhadas e prontas para serem colocadas em prática.
Também participaram da reunião, representando o governo do Estado, o diretor-presidente da Fundação Vila Olímpica (FVO), Aly Jorge Almeida; o diretor de Relações, Orsine Oliveira; o secretário de Esportes, Eduardo Ditzel, e o gestor de projetos da FVO, Igor Menezes. Pela Prefeitura de Manaus, além do prefeito, esteve presente o diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula.
Durante a reunião na sede do Comitê Olímpico, o presidente Carlos Arthur Nuzman afirmou que também já está sendo definido qual o trajeto que a tocha olímpica fará no Brasil. Ele explicou que, independente da escolha das sedes, Manaus já foi incluída neste roteiro.