Manauara não ficará sem assistir aos jogos da Copa por falta de energia elétrica, diz diretor da AM Energia

O manauara não corre o risco de perder os jogos da Copa do Mundo, por conta de possíveis apagões, no sistema elétrico da capital. Pelo menos, foi o que garantiu, nesta quinta-feira (12), em entrevista à Tiradentes News, o diretor de operações da Amazonas Energia, Rodrigo Moreira.

“Não há risco, a não ser que tenhamos um evento climático muito severo, que cause algum tipo de dano, como o que aparentemente aconteceu ontem, às 17h10. Tivemos um temporal, e as descargas atmosféricas causaram danos nos equipamentos. Após avaliação detalhada, nós vamos confirmar isso. O problema acabou atingindo os equipamentos da subestação da Cidade Nova, causando um desligamento, o que deixou cerca de 120 mil clientes sem energia.”

O diretor tentou justificar a demora no restabelecimento da energia, após o temporal. “A demora no restabelecimento foi justamente para termos a avaliação adequada e, assim, evitar que o problema se propagasse para mais subestações. Tivemos quatro subestações afetadas. A chuva dificultou muito o trabalho, mas foi feita uma avaliação adequada e, em torno de 22h30 a 23h00, já tínhamos restabelecido o fornecimento.”

Apesar de admitir que ainda há muita coisa pra fazer, o diretor insistiu em garantir que a qualidade do sistema melhorou, e que não haverá problemas na Copa.

“Gostaríamos de garantir à população que as manutenções e os investimentos feitos nos últimos meses, principalmente no primeiro semestre, para garantir energia elétrica na Copa, que não há risco sistêmico. O sistema está realmente confiável, muito mais do que no passado, devido às obras e manutenções que foram feitas. Então a nossa avaliação é que há, sim, conforto e qualidade no fornecimento, para que o amazonense possa passar uma Copa do Mundo tranquila.”

Rodrigo Moreira preferiu não contestar a afirmação da presidente Dilma Rousseff, que declarou, há alguns dias, “se alguém disser que descargas atmosféricas provocam os apagões, gargalhe!”

“Não vou questionar a presidente da República. Ela teve suas razões para fazer essas declarações, em relação a outros eventos que ocorreram pelo país.”

Minutos após a entrevista do diretor de operações da Amazonas Energia, moradores dos bairros Aleixo, Ouro Verde, São José e outros da zona Leste, ligaram para reclamar da falta de energia nessas áreas da capital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *