Você sabia que os exercícios físicos, além de ajudarem a emagrecer, também podem combater ou até mesmo prevenir a depressão? Os grandes aliados contra a tristeza profunda são os do tipo aeróbicos, como caminhada, corrida e ciclismo. Essas atividades aumentam a autoestima.
“A prática esportiva também aprimora o trabalho de neurotransmissores responsáveis por gerar bem-estar e que são afetados pela doença”, acrescenta Chad Rethorst, psquiatra da University of Texas Southwestern Medical Center, nos Estados Unidos, em entrevista à revista SAÚDE. “Apesar de seus benefícios estarem claros, não sabíamos qual é a dose certa desse remédio natural para atenuar o transtorno em questão”, completa.
Após avaliar uma série de artigos, o especialista delimitou, por exemplo, a quantidade e a intensidade de exercícios ideais. Quer saber quais são? Veja aqui os principais achados da análise e tente colocar em prática.
• Regularidade: de três a cinco vezes ao longo de uma semana.
• Intensidade: entre 50% e 85% da capacidade cardíaca máxima. Isso equivale a práticas moderadas ou até intensas, embora nunca extenuantes.
• Tempo de duração: de 45 a 60 minutos.
• Período mínimo: não menos do que quatro semanas de treino, mas os melhores resultados surgem depois de três meses.