Mais duas drogarias são lacradas por irregularidades em Manaus

Fiscais da Vigilância Sanitária (Visa) de Manaus interditaram, na manhã desta segunda (1º), as drogarias Drogatem e Farmaplus, por descumprirem a legislação do setor na capital do Amazonas.

A sala de aplicação de injetáveis da Drogaria Farmaplus (avenida Brigadeiro Hilário Gurjão, 2295 , bairro Jorge Teixeira, Zona Leste), por exemplo, foi considerada imprópria e sem nenhuma condição de higiene para o atendimento à população.

A fiscalização constatou o ambiente sem pia, sem local para descarte e medicamentos armazenados junto com alimentos e bebidas em uma geladeira improvisada. “É um ambiente contaminante”, disse a fiscal da Visa Manaus, Marciléa Gonçalves.

Entre sexta (28) e esta segunda, a Visa Manaus visitou 12 estabelecimentos, dentre os quais dois estavam com suas portas fechadas e a maioria sofreu interdição.

Conforme o órgão, na maioria dos casos, as infrações encontradas pela fiscalização são funcionamento irregular do estabelecimento por falta de licença sanitária e ausência do profissional farmacêutico.

“Mais semelhante a um pequeno supermercado, com a venda de produtos de bomboniere, picolés, sorvetes e, até brinquedos, as drogarias da cidade ignoram as exigência da legislação, como o Código Sanitário de Manaus, criado em 1997”, salientou a Visa Manaus, em texto divulgado à imprensa.

Sem licença

A Farmaplus, de acordo com o órgão, foi interditada por estar funcionando sem licença (artigo 13, inciso XXV da Lei 392/97) e ausência do profissional farmacêutico (Artigo 15, da lei 5991/73). Com o agravante da falta de condições de funcionamento do setor de injetáveis.

A temperatura interna de 35,04 ºC, não era a mais adequada para acondicionamento de medicamentos. “O ideal é o ambiente estar entre 15º e 25º”, esclareceu Inez Barancelli, fiscal do Conselho Regional de Farmácia do Amazonas – CRF/AM.

Após as interdições, os proprietários têm 72 horas para procurar a Visa Manaus (rua Comandante Paulo Lasmar, s/n, conjunto Santos Dumont., no Distrito de Saúde Oeste) para apresentar suas razões e se adequar à legislação da Vigilância em Saúde.

À tarde, os fiscais vistoriaram ainda as drogarias Rio Grande (Avenida Brigadeiro Hilário Gurjão, 2498,  Jorge Teixeira), Nosso Remédio (rua Manjericão, 212, João Paulo)  e Vida (avenida Mirra, 300, João Paulo) todas localizadas na Zona Leste de Manaus.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *