Ao todo, aproximadamente 93 mil pessoas compareceram à Arena da Amazônia e às exibições públicas do jogo Portugal 2 x 2 EUA na FIFA Fan Fest (FFF), no Complexo Turístico Ponta Negra, e no Largo São Sebastião, Centro. A estimativa é da Prefeitura de Manaus, com base em números da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM)
Na Arena da Amazônia, o jogo bateu recorde de público, com mais de 40 mil pagantes. Mais de 28 mil pessoas passaram pelos portões da FFF e outras 25 mil, de acordo com estimativa do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) , assistiram ao jogo no Largo São Sebastião.
A terceira partida da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™ em Manaus, a exemplo das duas primeiras, ocorreu em clima de normalidade, com os planos operacionais de trânsito, transporte e saúde funcionando plenamente.
O prefeito Arthur Virgílio Neto assistiu ao jogo no camarote reservado às autoridades, na Arena da Amazônia, acompanhado do governador José Melo, da primeira-dama Goreth Garcia Ribeiro e dos filhos Arthur Bisneto e Carol, e destacou o sucesso do evento.
O prefeito afirmou ainda que a cidade deve aproveitar bem o momento, em que está chamando a atenção do mundo e que conta com a aprovação dos turistas. De acordo com pesquisa realizada pelos órgãos de turismo, 97% dos que estão deixando a cidade se declaram satisfeito com o que encontraram.
O clima do jogo foi contagiante dentro e fora da Arena, entre os torcedores americanos, portugueses e brasileiros. A torcida americana apareceu em maior número, mas não ofuscou a festa da torcida portuguesa que contava com o reforço de brasileiros, como do comerciante Elias Monteiro, que se naturalizou português, mas mora em Manaus, e se emocionou com o espetáculo.
Já o economista americano Rick Pain disse ter ficado impressionado com a hospitalidade da população manauara, e que ele e seus amigos tiveram uma experiência incrível por aqui.
De acordo com os órgãos do turismo de Manaus (Amazonastur, Manauscult e Embratur) aproximadamente 35 mil norte-americanos estão em Manaus, nesta segunda semana da Copa.
Todo o esquema elaborado pela prefeitura da capital para receber os jogos da copa vai continuar para o jogo Suíça e Honduras, na próxima quarta-feira (25).
Os 40 mil torcedores que tiveram acesso à Arena da Amazônia Vivaldo Lima para a grande festa amistosa, ocorrida por conta do empate entre as duas seleções, contaram com vários serviços da Prefeitura de Manaus.
Os torcedores que estavam no Centro da cidade puderam utilizar as linhas especiais disponibilizadas pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), que faziam o trajeto direto para arena. Foram 12 veículos que reforçaram o sistema devido ao numero crescente de usuários a cada jogo.
No trânsito um efetivo de 265 agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), fez a interdição das principais avenidas no entrono da arena nas primeiras horas do dia com o apoio de 73 viaturas.
A Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp) também atuava no entorno da arena com o reforço de catadores do projeto Coleta Seletiva Solidária.