Apenas sete dias após o lançamento do programa “Rascunho da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física”, a Receita Federal já registrou o acesso de 20.552 usuários, que salvaram pouco mais de dez mil rascunhos de suas declarações. Segundo informações divulgadas nesta segunda-feira (10), a maior movimentação está relacionada com a ficha de dependentes (34%), seguida da ficha de pagamentos (30%).
No Brasil, foi registrada a utilização do aplicativo IRPF em 657 cidades, sendo que São Paulo lidera com 19,38% dos usuários. O APP também foi utilizado em Amã (Jordania), Dar es Salaam (Tanzânia), Madeira (Portugal) e Baku (Azerbaijan). A utilização do APP é de maioria masculina, na faixa de 25 a 34 anos de idade.
O programa pode ser usado em computadores, tablets e smartphones e está disponível para download no site da Receita Federal até 28 de fevereiro. É necessário cadastrar uma senha para usar o programa e, por meio dela, acessar o rascunho posteriormente; A partir de 1º de março, o contribuinte poderá acessar apenas os dados, para fazer a transferência para a declaração definitiva.
O Rascunho, lançado na segunda-feira passada (3), é um aplicativo on-line que permite ao contribuinte inserir, ao longo do ano, dados que terá de informar ao Fisco – como venda ou compra de carro, consulta médica, dentista, rendimentos sobre investimentos, e venda de imóveis – relativos a fatos ocorridos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2014. Os campos de preenchimento no Rascunho são idênticos aos do formulário final da declaração.
Fonte: Receita Federal