Centenas de fiéis participaram da Missa dos Santos Óleos, também conhecida como Missa do Crisma, na manhã desta Quinta-Feira Santa (2), na Catedral Metropolitana de Manaus, a Igreja Nossa Senhora da Conceição, mais conhecida como Igreja Matriz, no Centro da capital amazonense.
A copeira Neuza Magalhães disse que sempre participa das celebrações da Semana Santa. Segundo ela, é um momento de reflexão para todos. “É viver um momento de fé! Momento em que Deus se aproxima cada mais dos cristãos!”
Durante a Missa, os óleos dos catecúmenos – óleos que usados no batismo – e os dos Enfermos são abençoados, e o óleo do Crisma é consagrado.
Mais de 150 padres e religiosos renovaram a promessa feita no dia da ordenação. É o momento em que a Igreja Católica recorda a instituição do sacerdócio por Jesus Cristo.”É a missa do sacerdócio de Jesus o único e eterno sacerdote, mas que nos convida a vivermos, junto com ele, esse sacerdócio. Ele nos consagra, também!”
A celebração foi presidida pelo arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sérgio Castriani.
O arcebispo também disse que a Igreja está em festa, pois está dando início a celebração da Páscoa, que acontece no domingo (4).
“A Semana Santa termina com a celebração da Ressurreição. A Vida é mais forte do que a Morte. A Vida tem a última palavra. Não é a Morte que tem a última palavra. Nós temos certeza disso porque acreditamos que Jesus ressuscitou!”
Ainda nesta quinta, a partir das 18h, a Catedral realiza a Missa do Lava Pés. E amanhã, às 9h, será realizada a Via Sacra, com saída da Matriz até o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, na Praça 14, na zona Centro Sul dsa capital.