Mais de 115 mil alunos da rede estadual do AM iniciam atividades do Jovem Cidadão

A partir desta segunda-feira, 12 de maio, 115.123 alunos de 301 escolas da rede estadual de ensino da capital e de 21 municípios do Interior iniciaram, de forma simultânea, as atividades de esporte, lazer, cultura e de formação profissional que são oferecidas pelo Governo do Amazonas, por intermédio do Projeto Jovem Cidadão.

O programa, implantado em outubro de 2007, é executado pela Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas) de forma articulada com as secretarias da Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), Cultura (SEC), Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

A secretária da Seas, Regina Fernandes, lembrou que o objetivo do Jovem Cidadão é acompanhar alunos de ambos os sexos, de 12 a 20 anos, durante o contraturno escolar, oferecendo a eles atividades socioeducativas nas áreas do desporto, lazer, cursos profissionalizantes e noções de teatro, musica, cinema, dança, artes visuais, educação ambiental.

Bolsa-incentivo – Além das atividades complementares, o projeto vai atender e acompanhar 89.527 famílias dos 115.123 alunos da capital e do Interior com o pagamento de bolsa incentivo no valor de R$ 30 a R$ 50 mensais para estudantes com frequência escolar de no mínimo 80% no ensino regular e nas modalidades. Em Manaus serão 56.836 famílias beneficiadas.

Segundo Regina Fernandes, dos 21 municípios do Interior, Barreirinha (distante 331 quilômetros) não iniciou o Jovem Cidadão porque as aulas estão suspensas por conta da cheia do rio Amazonas. “Em Autazes as atividades começam no dia 20 e, em Urucará, deve iniciar nesta terça-feira (13), porque nesta segunda-feira (12), é aniversário da cidade”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *