“Maio Amarelo”: Detran quer que amazonenses conheçam melhor o Código de Trânsito Brasileiro (CTB)

Índice
Proporcionar à população conhecimento do Código de Trânsito Brasileiro, no que diz respeito à segurança, com a finalidade de adotar medidas que garantam um trajeto e um caminhar seguro. É o objetivo da Campanha “Maio Amarelo – Atenção pela Vida”, que Governo do Amazonas abre, nesta segunda-feira (4), por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM). A abertura oficial da campanha acontece na esquina da avenida Mario Ypiranga com a Rua Salvador, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul.

De acordo com o Detran-AM, durante todo este mês, serão realizadas ações educativas nas ruas e avenidas, escolas, órgãos públicos, entidades e instituições parceiras do Detran-AM.

Segundo o diretor presidente, Leonel Feitoza, será um mês dedicado às ações de conscientização sobre as boas práticas no trânsito. “O verdadeiro intuito da campanha é promover a defesa da vida humana”, destacou.

De acordo com Feitoza, a programação foi pensada para atingir todos os públicos. Por isso, até o dia 30 de maio, as equipes de educação estarão nas principais ruas e avenidas da cidade, distribuindo material informativo e conversando com pedestres e condutores sobre as atitudes corretas para um trânsito seguro.

As ações serão encerradas com a Corrida Pedestre – Pela Vida no Trânsito, no dia 30 de maio a partir das 16h com concentração no complexo turístico da Ponta Negra. Na ocasião serão coletados alimentos não perecíveis para ajudar as vítimas da cheia no interior do Estado.

Inspirado em movimentos como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, que abordam, respectivamente, as temáticas Câncer de Mama e Câncer de Próstata, o “Maio Amarelo” tem por objetivo contribuir para a diminuição dos índices de mortos e feridos no trânsito. Isso considerando que os acidentes de trânsito assumem, no momento atual, o perfil de uma epidemia para a qual deve haver medidas preventivas e combativas. Por este motivo, o símbolo do Movimento é um laço na cor amarela, ressaltando que a segurança no trânsito, a exemplo da Aids e outras doenças, também é uma questão de saúde.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que acidentes de trânsito são a nona maior causa de mortes no mundo e a primeira causa de mortes entre jovens de 15 a 24 anos. Além do prejuízo humano, os acidentes representam um prejuízo financeiro, tendo em vista que respondem por gastos da ordem de 3% do Produto Interno Bruto (PIB).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *