Lojas especializadas em frutos do mar na mira da Vigilância Sanitária em Manaus. Casquinhas de caranguejo estão sendo reaproveitadas

A aparência do prato é de dar água na boca. Após a preparação da carne do caranguejo, ela é servida na carcaça, a conhecida casquinha. Bufês e restaurantes conceituados cobram um valor salgado pela iguaria. O problema é que se identificou que, algumas lojas especializadas estavam reaproveitando as casquinhas usadas. As imagens exclusivas mostram um funcionário de uma loja no Boulevard Álvaro Maia, na zona Centro-Sul de Manaus, lavando as casquinhas em um balde sujo em um ambiente ainda mais sujo. O procedimento é reprovado pelo Código de Vigilância Sanitária. Após ser embalado, o material volta para o interior da loja onde é vendido novamente explicou o responsável. “A casquinha?! Tem! Dez reais o pacote com 12!”

 

(produção: Fábio Melo)

Após ter conhecimento da denúncia, a gerência de produtos da Visa Manaus foi até o local para uma inspeção detalhada. Foram encontradas 25 embalagens com 10 casquinhas em cada. Todo o material foi inutilizado e a loja foi autuada por vender produtos sem procedência. A gerente de produtos da Visa, Nilza negreiros, explicou os prejuízos para quem compra esse tipo de material para utilização alimentícia.

 

“Ela pode já estar contaminada, porque não é feita a higienização adequada. Eles, vêm, compram, e vão preparar a casquinha. Muitas vezes, estão com fungos e outros sujeiras que causar problemas à saúde da população!”

 

A Visa Manaus informou que dará continuidade à fiscalização nas casas especializadas em frutos do mar. O canal de denúncias 24h00 da instituição atende no número gratuito 0800 092 0123. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *