Liminar que embargava obras da BR-319 é suspensa pela Justiça Federal

A liminar que embargava as obras de manutenção e conservação do chamado trecho do meio da BR-319, que liga Manaus a Porto Velho, foi suspensa pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região do Distrito Federal. A  informação foi confirmada na tarde desta quarta-feira (21), pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit).

Mas a liberação das obras dependem, agora, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis(Ibama), que já foi notificado da liberação. A expectativa é de mais de 400 quilômetros sejam recuperados, quase metade dos 877 km da estrada federal.

As obras de manutenção e conservação no trecho do meio estavam paralisadas desde 9 de junho, quando a Justiça Federal determinou o embargo da ação impetrada pelo do Ministério Público Federal (MPF), devido à irregularidades no licenciamento.

Na semana passada, o Dnit protocolou o pedido de suspensão da liminar. O recurso foi atendido na terça-feira (20).

De acordo com o superintendente do Dnit, Fábio Galvão, o início das obras já foi autorizado e o Dnit aguarda apenas o sinal do Ibama para começar as atividades, no dia 3 de julho.

O trecho que receberá a manutenção começa no km 250 e vai até o município de Lábrea, num total de de 405 quilômetros.

 

Entre os serviços estão a reforma de pontes de madeira, limpeza lateral da via, a retirada de atoleiros, substituição de bueiros e execução de revestimentos primários.

Conforme Fábio Galvão, até a chegada do verão, a trafegabilidade deve estar normalizada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *