Levantamento sobre infestação pelo Aedes Egypti vai apontar riscos da Dengue e Febre Chikungunya nos bairros

brasil-amapa-oiapoque-vpirus-norte-interior-febre-Chikungunya-casos-registrados_ACRIMA20141025_0029_30

Começou nessa semana o Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa). O levantamento, que será realizado em 10 dias, é utilizado pelos órgãos de saúde como instrumento fundamental para orientar as ações de controle do mosquito. O Aedes Aegypti é causador de duas doenças: a Dengue e a febre Chikungunya. O resultado vai determinar o grau de risco para as duas doenças, no município de Manaus.

A chefe de Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores da Secretaria Municipal da Saúde (Semsa), Luciana Pires de Freitas, explicou que o levantamento colabora nas ações de identificação dos bairros onde há maior concentração de focos de reprodução do mosquito.

O objetivo é vistoriar cerca 27 mil imóveis selecionados por amostragem para identificar o índice de infestação do Aedes Aegypti. Ainda segundo Luciana Pires de Freitas, a participação da comunidade é importante para o sucesso do levantamento.

Duzentos e setenta agentes de endemias estão trabalhando na pesquisa, fazendo a vistoria dos imóveis e identificando e eliminando os criadouros. A previsão é de que os trabalhos desta primeira etapa sejam concluídos no dia 30 de janeiro. Segundo a Semsa, outros dois levantamentos já estão programados para os meses de abril e outubro deste ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *