14/06/13 – A Lei aprovada na quarta-feira (12), pela Câmara Municipal de Manaus (CMM), que reajusta os salários dos professores e servidores da área administrativa da Secretaria Municipal da Educação (Semed), vai à sanção do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, nos próximos dias.
Conforme o que que foi acordado com a categoria, o reajuste será concedido em 6,59% retroativo a maio, com pagamento na folha de junho, e 3,41% escalonado até o final do ano, o que, segundo a prefeitura, representa aumento real de salário.
Durante os meses de abril e maio, representantes da Semed se reuniram com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Amazonas (Sinteam) para negociação do piso salarial.
A revisão dos vencimentos Plano de Cargos, Carreiras e Subsídios (PCCS) dos profissionais do magistério era uma reivindicação antiga.
Como o prefeito esperava, o PL caminhou de forma rápida, na CMM.
O prefeito reafirmou que o reajuste é de acordo com as condições do poder público, mas significativo para atender as necessidades dos educadores da rede municipal de ensino.
De acordo com ele, as discussões com os profissionais da área aconteceram durante os meses de abril e maio.
Atualmente, o município conta com mais de 12 mil profissionais de educação.