Lavagem de Dinheiro já poderá ser investigada, em Manaus, em laboratório especializado e por policiais do Amazonas

lavagemdedinheiro

O crime de Lavagem de Dinheiro, que ocorre quando o agente criminoso torna aparentemente lícitos bens, direitos e valores provenientes de crimes antecedentes, já poderá ser investigado, a partir desta quinta-feira, no Amazonas, por policiais qualificados, com a utilização de um laboratório especializado.

Nesta quinta-feira, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP-AM), em parceria com o Ministério da Justiça, inaugura o Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD).A inauguração está prevista para às 16h, durante a solenidade de abertura do 8º encontro de gestores da Rede Nacional de Laboratórios contra Lavagem de Dinheiro (Rede-LAB), no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques.

O LAB-LD será coordenado pela Secretaria-Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai), que funciona na sede da SSP-AM, na avenida Torquato Tapajós, bairro Santos Dumont, na zona Centro-Sul de Manaus. O Amazonas é o 25º Estado do país a ser contemplado pela Rede-LAB.

De acordo com a secretária-executiva interina da Seai, Tâmera Maciel, o LAB-LD é formado de diversos equipamentos e softwares especializados na investigação de casos de lavagem de dinheiro e corrupção. Um investimento de R$ 4 milhões, fruto de convênio entre os governos Estadual e Federal. “A equipe de policiais que vai atuar no Laboratório passou um ano em treinamento em Brasília conhecendo as técnicas e  as novas tecnologias investigativas”, disse a secretária.

O 8º encontro de gestores da Rede Nacional de Laboratórios contra Lavagem de Dinheiro (Rede-LAB) acontece em Manaus, de hoje (6), até o próximo sábado (8), no Centro de Convenções Vasco Vasques, na avenida Constantino Nery, zona Centro-Sul, com a participação de 60 gestores. O encontro vai servir para a troca de experiência e avaliação dos casos já investigados no país.

Segundo o secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Paulo Roberto Vital de Menezes, o evento vai ser uma oportunidade de debater e entender como funciona essa ferramenta, assim como conhecer os casos estudados pelos gestores.

O evento será presidido pelo governador do Amazonas, José Melo, e contará com a presença do coordenador-geral de inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), delegado André Fagundes, entre outras autoridades da área.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *