Pelo sétimo ano, o Lar das Marias, instituição que oferece apoio a mulheres com câncer, está com espaço montado no Amazonas Shopping para a venda de artesanato, cuja renda será revertida para a manutenção das atividades da entidade.
A ação faz parte da campanha Outubro Rosa, que alerta as mulheres e sociedade em geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, no caso do Amazonas, do de colo de útero, por causa da alta incidência no estado.
O stand do Lar das Marias funcionará até o dia 31 de outubro, no segundo piso, próximo à loja Lupo, de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 14h às 21h. Além da venda de artesanatos, os voluntários também estão recebendo doação de cabelos, para confecção de perucas para as pacientes atendidas pela entidade.
Para quem deseja doar cabelos é preciso que os fios tenham mais de 10 centímetros. Não há exigência com relação a nenhum tipo de cabelo específico. A recomendação é que antes da entrega, as pessoas prendam os cabelos com uma liga e coloquem em um saco plástico.
No stand no Amazonas Shopping, os visitantes podem encontrar produtos como guardanapos, bonecas de pano, garrafas decoradas, terços e escapulários. As camisas da campanha “Outubro Rosa” estão sendo vendidas por R$ 30. As peças de artesanato são produzidas por voluntárias do Lar das Marias, que semanalmente reúnem-se para confeccioná-las.
Segundo a diretora de eventos do Lar das Marias, Circe Genu, este ano, além da venda dos produtos, os voluntários estão incentivando o público a se tornar apoiador financeiro fixo da instituição. “No ano passado, devido à pandemia, houve uma queda grande na arrecadação de recursos para a manutenção das atividades. Aos poucos, a situação está se ajustando, mas ainda precisamos de bastante ajuda”, afirmou. Os interessados podem doar qualquer valor. Basta entrar em contato com o Lar das Marias, através dos números (92) 3307-5337 e 98556-0918.
O Lar das Marias foi fundado em 2006 e, atualmente, atende a 20 mulheres e seus acompanhantes. A entidade oferece hospedagem, com alimentação completa, agendamentos e traslado para as consultas, exames e tratamentos, além de acompanhamento de psicólogo e assistente social.