17/06/13 – Centenas de pessoas participaram do lançamento da campanha estadual Dez Minutos contra a Dengue, em Coari, a aproximadamente 363 quilômetros de Manaus. A campanha foi realizada no sábado (15), no Ginásio Natanael Brasil. A ação foi coordenada da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), órgão do Governo do Estado, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (Semsa-Coari).
Durante o lançamento da campanha, o presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Bernardino Albuquerque, elogiou a iniciativa de Coari, o primeiro dos municípios do Interior do Estado a lançar a campanha. “Nossa expectativa é que o município consiga fazer sua lição de casa direitinho, no combate à dengue, e sirva de modelo para os demais municípios”, afirmou.
De acordo com Bernardino, Coari registrou, este ano, até o momento, 1.155 casos notificados de dengue. “Este número tende a diminuir, pois estamos saindo da sazonalidade da doença. Porém, o desafio é manter a comunidade mobilizada, para recolhermos os frutos no próximo período crítico, a partir de dezembro”, informou Albuquerque.
Para o prefeito em exercício de Coari, Igson Monteiro, a iniciativa busca integrar as ações do setor da saúde, com outras áreas. “Já estamos reforçando o investimento em saneamento básico, limpeza pública e isso, no futuro, irá gerar economia principalmente na saúde, com a redução de doenças. Como sabemos, os principais criadouros do mosquito transmissor da dengue se formam em depósitos de água parada e no lixo” destacou.
Para a secretária adjunta municipal da Saúde de Coari, Grace Cunha, a campanha é um passo importante para a ampliação da participação efetiva da comunidade, nas medidas de controle da doença. “Dengue é um problema de todos e não apenas do setor saúde. Cada um é co-responsável no processo de redução da doença. Afinal bastam dez minutos semanais para checar os possíveis lugares de criadouros do mosquito, na residência ou no ambiente de trabalho, e eliminar os focos”, reforçou Grace.
Participaram da ação cerca de 500 profissionais da área da saúde, entre agentes de dengue, de saúde e malária da Semsa- Coari, que percorreram o bairro Espírito Santo, orientando os moradores sobre como fazer a checagem dos principais criadouros da dengue nas residências.
Na casa da dona de casa Maria Ribeiro, 35 anos, a ação foi bem recebida e, a partir de agora, ela também se une à campanha Dez Minutos contra a Dengue. “Eu sempre esperei pelos os agentes de endemias para a checagem no meu quintal. Agora entendi que posso eu mesma fazer a minha parte, olhando semanalmente o lixo acumulado”, disse.