A Justiça Itinerante vai atender, a partir desta quarta-feira (07), no Centro Social Urbano (CSU) do Parque 10, zona Centro Sul de Manaus. O ônibus do projeto fica no local até o dia 23 deste mês.
Em 2014, das 1.216 audiências marcadas, 1.154 foram realizadas, resultando num total de 1.090 acordos sacramentados. Cerca de 3 mil pessoas foram atendidas, no ano passado, movimentando cerca de R$ 1,85 milhão.
De acordo com o conciliador Davi Bruno Teixeira, entre os serviços que são oferecidos pela Justiça Itinerante, estão as demandas do Direito de Família, desde que tenham natureza consensual.
Na Justiça Itinerante, o cidadão pode ajuizar ações no valor de até 20 salários mínimos, sem advogado, na área cível (para cobrança de dívidas, indenização por danos materiais e morais, questões de direito do consumidor, entre outras) e ações de natureza consensual na área de família, como pensão alimentícia, divórcio, guarda de filhos e reconhecimento voluntário de paternidade.
As atividades são desenvolvidas com o auxílio de advogados voluntários, além de servidores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).