Cinco homens, denunciados pelo Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) pela morte de dois policiais federais e tentativa de homicídio de outros dois, nas proximidades de Anamã, a 364 Km de Manaus, foram condenados pela Justiça Federal no Amazonas.
A sentença foi pronunciada na manhã desta quinta-feira (28), depois de quatro dias de julgamento, na sede da Justiça Federal, pela juíza Federal Ana Paula Serizawa Silva Podedworny. O processo tramitou na 4ª Vara Federal no Amazonas.
Gerson Hilário da Silva foi condenado a 37 anos e 6 meses de prisão, mais 2.250 dias-multa; José Hilário da Silva a 23 anos e 2.280 dias-multas; Edgar Amaringo Lomas cumprirá 90 anos e 2.600 dias-multas; Isaac Gady Vasquez Tamani foi condenado a 90 anos, mais 2.600 dias-multas e Xavier da Silva Pinto a 27 anos, mais 3 mil dias-multas.
Por decisão da magistrada, as penas deverão ser cumpridas, inicialmente, em regime fechado.
Os condenados respondem pelas mortes dos policiais federais Mauro Lobo e Leonardo Matsunaga Yamaguti e tentativa de homicídio contra outros dois agentes da Polícia Federal, em tiroteio, ocorrido em novembro do ano passado, no Rio Solimões, além de tráfico de drogas e associação para o tráfico transnacional.
Os crimes ocorreram na madrugada do dia 17 de novembro de 2010, quando os agentes federais interceptaram uma embarcação com carregamento de cerca de 300 quilos de pasta-base de cocaína, que iam ser levados para o município de Manacapuru, a 84 KM a oeste da capital.