13/03/13 – Mais de 20 armas brancas foram apreendidas nos dois primeiros meses do ano, apenas no parque dos Bilhares, na zona Centro Oeste da capital. A informação foi confirmada, nesta quarta-feira (13), pela Guarda Municipal de Manaus, que atua nos parques, praças e terminais de ônibus da cidade, com objetivo de preservar o patrimônio público.
Os objetos cortantes, alguns de fabricação caseira, foram encontrados com adolescentes que freqüentam o parque. Outros foram deixados no local, quando os guardas tentaram abordar grupos de jovens.
Além desses objetos, também foram apreendidos drogas, bebidas alcóolicas – o que é proibido em parques, e tinta em spray, utilizada para pichação.
O parque dos Bilhares é frenqüentado por várias ‘tribos’ de jovens, como por exemplo, os chamados ‘emos’, roqueiros, skatistas etc., mas principalmente, por famílias que buscam o local para ‘relaxar’, nos finais de semana. Muitas delas, incomodadas, já reclamavam da presença de alguns integrantes desses grupos, que já começavam a promover o consumo aberto de drogas, bebidas e a violência no parque, o que evidencia o risco que as pessoas corriam.
Segundo o secretário do Gabinete Militar, Coronel José Fernando Farias, quem for pego depredando os parques da cidade, pode responder por crime de dano ao patrimônio público, previsto no Código Penal Brasileiro, e responder as sanções da Justiça.
A Guarda Municipal trabalha com o objetivo de coibir o uso de entorpecentes e até armas no espaço público. Em casos como estes, o material é apreendido e o adolescente encaminhado à Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (DEAAI).
Além disso, os agentes também estão sendo orientados a coibir a prática de ‘gazetar’ as aulas. O secretário reforçou que, caso os estudantes estejam em parques durante horário de aulas, as escolas serão comunicadas, para que sejam tomadas providências.
Qualquer denúncia em relação aos parques de Manaus, pode ser feita à Guarda Municipal de Manaus pelo telefone 153.