A criação de uma força-tarefa de deputados estaduais, atuais e eleitos, e novo governo estadual para a elaboração democrática de uma proposta orçamentária que ajude a organizar as contas e melhorar os serviços do Estado, a partir do ano que vem, foi proposta, nesta terça-feira (4), pelo presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Assembléia Legislativa do Estado (Aleam), deputado estadual Josué Neto (PSD), relator do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2019.
“Ao conversar com o governador eleito (Wilson Lima) sugeri, como relator da proposta do orçamento anual, uma força-tarefa em que os demais 23 deputados, os 11 deputados eleitos, e a Comissão de Transição possamos, todos juntos, de forma aberta e democrática, produzir uma Lei Orçamentária Anual que vise a boa e correta utilização dos recursos públicos para melhoria da vida dos amazonenses em 2019”, afirmou o parlamentar.
A sugestão foi feita em reunião com o governador eleito Wilson Lima e os deputados estaduais durante visita de cortesia à Aleam. A PLOA, proposta que prevê onde serão aplicados os recursos do Estado em 2019, está tramitando na Casa desde o último dia 28, e está na fase de recepção de emendas parlamentares, momento em que os deputados propõem alterações no projeto elaborado pelo Governo do Estado.
Para Josué Neto, relator da proposta, é importante que o novo governo e os novos deputados estaduais também participem desse processo. “O novo governador é que vai executar esse plano orçamentário e os novos deputados vão fiscalizar o cumprimento. Acredito sim que é de extrema importância que eles participem desse processo”, afirmou o parlamentar.
Wilson Lima, que também discursou na tribuna do Parlamento, disse que está à disposição dos parlamentares para contribuir com as mudanças no projeto original e já encaminhou algumas sugestões ao deputado Josué Neto.