Aproximadamente 70 pacientes de Parintins (a 325 quilômetros de Manaus) previamente triados, recebem, a partir desta sexta-feira (21), as equipes do Programa Amazonas Saúde Itinerante, do Governo do Estado, em uma jornada de cirurgias gerais. O atendimento, que acontecerá no Hospital Jofre Cohen, se estenderá até domingo (23). De acordo com o secretário estadual da Saúde, Wilson Alecrim, além das cirurgias, também serão ofertadas consultas na especialidade de neurologia.
Nesta semana, também como parte das ações do programa, que é executado pela Secretaria Estadual de Saúde (Susam), está acorrendo no município de Iranduba (distante 25 quilômetros da capital) mais uma jornada de cirurgias de catarata. O atendimento está sendo feito no Hospital Hilda Freire e, até esta sexta-feira (21) deve beneficiar entre 80 e 90 pacientes, que passarão pelo procedimento para correção do problema de visão.
Alecrim informou que, neste mês, os municípios de Benjamin Constant, na região do Alto Solimões, e Silves (distante 200 quilômetros de Manaus) também receberão as equipes do programa. Em Benjamin Constant, o atendimento será realizado a partir desta sexta-feira até o dia 28, com a oferta de consultas na especialidade de Oftalmologia. Em Silves, o atendimento será para realização de cirurgias gerais e ginecológicas, além da oferta de consultas especializadas em ginecologia e pediatria. “Em Silves, esta será a primeira ação do programa nas instalações do novo hospital da cidade, inaugurado pelo governador Omar Aziz no mês passado”, destaca Wilson Alecrim.
Somente neste primeiro trimestre do ano, o Amazonas Saúde Itinerante já levou ações a 15 municípios do Interior do Estado, com a realização de quase 500 cirurgias de catarata, 300 cirurgias gerais e ginecológicas, mais de 4,2 mil consultas de oftalmologia (incluindo a dispensação de 2,2 mil óculos para os casos prescritos pelo médico), além de 422 consultas em outras especialidades médicas.
No ano passado, o programa criado pelo Governo do Estado para ampliar o acesso das populações do interior aos serviços de saúde, registrou mais de 173,6 mil atendimentos, incluindo as ações dos Barcos PAI.