Dez pacientes serão operados, até a próxima sexta-feira (16), mais uma jornada de cirurgias de coluna para correção de escoliose, um dos procedimentos mais complexos da ortopedia. A jornada está sendo realizada por meio da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ).
O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, explica que a ação faz parte do Projeto Suporte, convênio de cooperação técnica firmado entre o Ministério da Saúde e o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), com o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into).
“Além dos investimentos elevados que tem feito na área da saúde, com recursos próprios, para assegurar uma assistência de qualidade, o Governo do Estado tem buscado fortalecer as parcerias institucionais que possam auxiliar na ampliação do acesso da população ao atendimento de média e alta complexidade. Esta exitosa parceria com o Into, é um dos exemplos nesse sentido”, frisa o governador José Melo.
O diretor-presidente da FHAJ, Raymison Monteiro de Souza, destaca que as cirurgias, que podem durar de cinco a 10 horas, dependendo da gravidade do caso, são realizadas por uma equipe de 13 profissionais do Into, atendendo pacientes inscritos no programa de Tratamento Fora Domicílio (TFD) e cadastrados na Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade, a CNRAC. “A Susam disponibiliza toda a estrutura hospitalar e o Into fornece todo o material para as cirurgias, como insumos, implantes e próteses”, informa Raymison. “O tratamento e a recuperação dos pacientes são realizados e acompanhados por médicos da FHAJ”, disse.
O diretor de assistência médica da FHAJ, Ítalo Cortez, ressalta que esta é a segunda ação do Projeto Suporte realizada neste ano, na instituição. “O trabalho é realizado de acordo com a necessidade dos Estados, conforme as demandas de TFD encaminhadas à Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade do Ministério da Saúde. Assim definimos quais as principais demandas a serem trabalhadas”, destacou Ítalo. “Além disso, estamos qualificando o serviço de cirurgia ortopédica da FHAJ, com a troca de expertise entre nossos profissionais e os profissionais que atuam no Into, realizando treinamento de novas técnicas e utilização de material”, disse.
“Quando o paciente é operado perto da família, a recuperação é muito melhor. Se fosse encaminhado para o Rio de Janeiro, seria submetido a essa cirurgia de grande porte com a recuperação dentro do hospital até a retirada de pontos, o que daria uns dez dias. Aqui ele retornará para retirar os pontos e fará o acompanhamento médico no ambulatório do Hospital Adriano Jorge”, explica o coordenador do Projeto Suporte, o anestesista José Luís Ramalho.
A FHAJ vinculada, à Susam, é referência para internação de pacientes oriundos dos Prontos-Socorros da capital e interior do Amazonas e da rede básica de saúde. Tem como finalidade a assistência à saúde, ao ensino e à pesquisa.
Em dez anos de funcionamento, o Into já promoveu 101 ações do projeto Suporte, em 25 Estados, com a realização de 4.327 consultas, 2.281 cirurgias, além de 54 jornadas científicas e intercâmbios de ortopedia. Em 2013, foram feitas 144 cirurgias de joelho, quadril, coluna e de plexo braquial no Acre, Roraima, Rondônia e Amazonas.