Jéssica Santos (AM) e Diego Sclebin (SC) faturam ouro no Brasileiro Hammerhead de Aquathlon, em Manaus

13/05/13 – Jéssica Natalia dos Santos (AM) e Diego Sclebin (SC) foram os vencedores da II etapa do Brasileiro Hammerhead (cabeça de martelo) de Aquathlon, realizado na manhã deste sábado (11), na Ponta Negra. Os dois faturaram o lugar mais alto do pódio na categoria Elite, além de R$ 1.600 cada um.

A competição foi promovida pela Confederação Brasileira de Triathlon (Cbtri) e Federação de Triathlon do Amazonas (Fetriam), em parceria com a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Desporto, Lazer e Juventude (Semdej) e Governo do Amazonas, através da Secretaria Estadual de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

A prova começou às 7h30, com a largada da categoria Juvenil (8 a 15 anos). O primeiro a entrar na água, foi o pequeno David Gabriel Vasconcelos, que enfrentou um percurso diferenciado dos adultos – 150m de natação e 3km de corrida –  e  foi o único a brigar pela categoria 8 anos.

O  jovem, que marcou 6min50seg e veio de Recife, especialmente para a competição nacional. Ele estava acompanhado da mãe, Silvia Maria Vasconcelos e do técnico Rolnan Gueiros, e conquistou o título do Brasileiro pela segunda vez. David é o atual campeão Pan Americano de Aquathlon.

Para a competição, foi montado um forte esquema de segurança, para garantir a integridade física dos competidores, uma vez que a presença de jacarés foi detectada há duas semanas na área da competição. Barcos privados, lanchas, apoio da Marinha do Brasil e do Corpo de Bombeiros, salva-vidas, monitoramento da área por helicóptero e uma rede de bóia foram disposto no local da prova.

“Passamos por cima de todas as dificuldades e mostramos de uma vez por todas que estamos preparados para grandes eventos.”, disse o titular da Semdej, Fabrício Lima.

Jéssica e Diego levam a melhor

Após a disputa da categoria Juvenil, foi a vez da categoria Elite, Sub 23 e Junior enfrentarem o percurso “pauleira” de 2,5km de corrida, 1000m de natação e 2,5km de corrida.

Na disputa principal, o Campeão Sul-Americano de Triathlon e representante do Brasil, nos Jogos Olímpicos de Londres, Diogo Sclebin, cruzou a chegada aos 32m53s e levou a melhor,  deixando para trás, na reta final da prova, o baiano Fred Moraes, que acabou ocupando a segunda posição da disputa.

Representando muito bem o Amazonas e conquistando seu quinto título consecutivo no Brasileiro, Jéssica Natália dos Santos ganhou com folga a etapa nacional, ao terminar a prova em 36min54seg. A segunda colocada, Carolina Galvão, de São Paulo,  veio bem atrás e finalizou em 37min16seg. Em setembro, a atleta disputa o Mundial, em Londres, e o meio Ironman, em Las Vegas.

Para o presidente da CBTRI, Carlos Alberto Fróes, Manaus provou que tem todas as condições de receber eventos de porte nacional e internacional. Tanto é, que o titular confirmou a vinda do Pan Americano de Triathlon, em setembro.

Para a titular da Sejel, Alessandra Campelo, o Amazonas é um verdadeiro cartão postal para os atletas de fora, e isto atrai turisticamente os competidores. “Estamos recebendo uma etapa nacional, com atletas que tem interesse em disputar uma prova no Amazonas, por suas curiosidades e beleza. Dessa forma, atraímos novos atletas e conseguimos divulgar o Estado nacionalmente”, comentou.

Esporte não tem idade

A terceira idade deu um “banho” de exemplo no Brasileiro, realizado em Manaus. Com 73 anos de idade, Júlio Siqueira de Abadia, foi o mais velho atleta a participar da prova.  O aposentado do Distrito Federal completou o percurso em 1h04min20seg e esbanjou determinação e disposição ao público presente.  “Não tenho doenças, sou sadio, e ainda viajo o Brasil e o mundo competindo e me divertindo”, comentou Júlio.

Outro que chamou atenção foi seu Wagner Rodrigues. Aos 64 anos, o aposentado do Ministério da Educação aprendeu a nadar com 56 anos de idade e há quatro anos é adepto do aquathlon e triatlhon. Com experiência de sobre, o “vovó” relata o que conseguiu aprender na caminhada do esporte.

Confira o resultado final da competição

Elite Masculino:

P-            Nome-                          Tempo

1-Diogo Sclebin (SC)               32m53s

2- Fred Moraes (BA)               33m45s

3- Jeferson Silva (BA)            33m51s

4- Eduardo Beretta (SP)        34m24s

5- Jeremias Silva (BA)           34m45s

Elite Feminino:

P-           Nome                              Tempo

1-Jéssica Santos (AM)             36m54s

2- Carolina Galvão (SP)           37m16s

3- Tatiane de Souza (AM)       38m35s

4- Estefanie Bender (SC)          39m08s

5- Tuany de Oliveira (SP)        40m01s

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *