Premiar os destaques amazonenses nas áreas de empreendedorismo e startups. Este é o objetivo do IV Jaraqui Graúdo (https://www.facebook.com/events/399364827614737/), prêmio realizado pelo conglomerado Jaraqui Valley (https://www.facebook.com/jaraquivalley/), que acontecerá nesta quinta-feira (5), a partir das 19h, no Toreador Steakhouse.
A quarta edição traz 11 categorias e todos os indicados foram do público, que ainda pode votar em seus favoritos até esta segunda-feira (2) pelo site Jaraqui Valley (http://www.jaraquivalley.net/).
“A votação popular foi de livre escolha: não colocamos nomes, apenas o espaço para que cada um pudesse escrever e apresentar a relevância do trabalho de seu escolhido”, explicou o organizador-geral do evento, Marcelino Mello.
Outro destaque do evento são os apresentadores. A divulgadora científica Yara Laiz Souza dividirá o palco com o jornalista Ju Átila Menezes, um homem trans. De acordo com Marcelino, a novidade é ‘a cara’ do movimento empreendedor.
“Startups são movidas por ideias para a inovação, resolução de problemas e inclusão. E tudo estará bem representado pela dupla nerd: uma mulher da Ciência e um Trans pioneiro que, juntos, ajudaram a trazer a Campus Party (a maior imersão tecnológica do mundo) para Manaus”, salientou.
Jaraqui Valley
Se Silicon Valley é o apelido da região na Califórnia, nos Estados Unidos, mundialmente conhecida por abrigar gigantes da tecnologia como Google, Facebook e Apple e ver pipocar todos os dias aspirantes a ser “the next big thing”, nasceu na Amazônia um ecossistema de inovação com nome de peixe, de olho no primo famoso americano.
Localizado em Manaus, capital do Amazonas, o Jaraqui Valley reúne startups e entidades que orbitam em torno delas, como aceleradoras, incubadoras de empresas e consultorias. A ideia do Jaraqui Valley surgiu no início do mês de abril de 2014 em um evento global, o Startup Weekend, que reuniu 150 empreendedores na Universidade do Estado do Amazonas.
O Prêmio Jaraqui Graúdo
Em 2015 após participar de uma edição do Spark Awards (premiação da ABStartups) um grupo de membros do Jaraqui Valley resolveu tocar o desafio de realizar a premiação regional. A premiação Jaraqui Graúdo é uma cerimônia anual que visa reconhecer os destaques do ecossistema de inovação amazonense. Organizado em duas etapas, as indicações são abertas para a comunidade escolher seus favoritos.
Conheça os indicados e vote em seu favorito (http://www.jaraquivalley.net/).:
- Assessoria/Consultoria: Testing and Play / Inn Legal / Sídia Ambrósio
- Empreendedor(a) do ano: Expedito Belmont / Luana Lobão / Glauco Aguiar
- Veículo de comunicação: Rede Amazônica / Portal Amazônia / Em tempo
- Espaço de inovação: Acelera Amazônia / Impact Hub / Cardume Coworking
- Evento do ano: Feira do Polo Digital / Conferência Amazônica / Agile in the Jungle / Repensar – Economia Digital – Fundação Rede Amazônica
- Investidor: Denis Minev / Antônio Loopa Investimentos / PPED (INDT)
- Reportagem do ano:
– Micro Bitando (https://www.youtube.com/watch?v=IJyEmngrOcA)
– Conheça as startups ‘caboclinhas’ que ganham a cena no Amazonas (https://www.acritica.com/channels/dinheiro/news/conheca-as-startups-caboclinhas-que-ganham-a-cena-no-amazonas)
– Manaus pode ser uma cidade inteligente até 2038? (https://d.emtempo.com.br/ciencia-e-tecnologia-inovacao/175959/manaus-pode-ser-uma-cidade-inteligente-ate-2038)
– Startup de Manaus é selecionada dentre as melhores do mundo (https://amazonas1.com.br/manaus/startup-de-manaus-e-selecionada-dentre-as-melhores-do-mundo/)
- Mentor(a) do ano : Expedito Belmont / Sálvio Rizzato / Daniel Goet/ Orlewilson Bentes
- Universidade Inovadora: UEA / UFAM / Martha Falção (Wyden)
- Negócio de Impacto Social: Manaos Tech / Descarte Correto / Nakau / Onisafra
- Startup do Ano: Navegam / Flying Saci / Trocados / Residuum / Communy