Instituição militar das mais respeitadas do planeta, CIGS é homenageado pelos 50 anos de atuação na Amazônia

Uma das mais importantes unidades militares do Comando Militar da Amazônia (CMA), o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), foi homenageado, nesta sexta-feira (21), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), pelos seus cinquenta anos de existência, completados no último dia dois de março.

Instituição militar entre as mais respeitadas do mundo, segundo seu comandante, o coronel Alfredo Dias, há 50 anos, o CIGS é referência na formação de combatentes especializados no confronto em ambiente de selva.

A homenagem pelo cinqüentenário do CIGS foi proposta pelos vereadores Walfran Torres e Dr. Alonso Oliveira, ambos do PTC. Filho de militar, Walfran Torres explica que a ideia surgiu porque o pai dele é egresso da primeira turma de combatentes de selva, formados no CIGS.

Durante a solenidade, contou com a participação de convidados, militares da ativa e da reserva do CIGS e do CMA receberam placas comemorativas aos 50 anos do CIGS, pelos relevantes serviços prestados ao Exército Brasileiro (EB).

Criado em 1964, o Centro de Instrução de Guerra na Selva já formou mais de 5.600 combatentes e qualificou cerca de 446 militares estrangeiros.

O Centro de Instrução de Guerra na Selva também é conhecido como Centro Coronel Jorge Teixeira, em homenagem ao precursor do Centro e seu primeiro comandante. Mais conhecido como “Teixeirão”, o coronel Jorge Teixeira também foi o primeiro comandante do Colégio Militar de Manaus (CMM) e prefeito de Manaus.

O principal símbolo do CIGS é onça pintada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *