A vazante do Rio Negro já começou. O início da descida das águas foi confirmado, nesta terça-feira (25), pelo Serviço de Hidrologia da Companhia de Pesquisas de Produtos Minerais (CPRM). De acordo com o órgão, hoje, a descida foi de um centímetro. Segundo a CPRM, este ano o nível do Rio Negro chegou 29,48 cm – a quinta maior cheia registrada pelo órgão.
Na semana passada, o processo de vazante oscilou, com o rio descendo três centímetros. Depois, subiu um e, no início desta semana, desceu dois centímetros.
Segundo o superintendente do órgão, Marco Antonio Oliveira, em outras calhas de rio, onde estão cidades com Itacoatiara e Parintins, a vazante começou há quase uma semana, com a chegada do verão.
Neste mês de junho, o Rio Negro a cheia atingiu o seu ponto mais alto: 29,48m e, após nove meses subindo, registrou a quinta maior cheio do Estado.
Marcos Antonio Oliveira disse, ainda, que é cedo para afirmar se região irá sofrer com uma seca severa ou não. De qualquer forma, diz ele, as vazantes sempre atingem lagos e acabam isolando algumas comunidades e causando falta de água potável.
Segundo Oliveira, a intensidade da descidas das águas do Rio Negro deve ser cada vez maior, a partir do próximo mês. A partir de agosto, as diminuições podem chegar de 10, 15 cm por dia.