Interesse de pais que precisam deixar seu filhos em segurança, com profissionais especializados, para poder trabalhar com tranquilidade, o número de creches construídas e inacabadas na capital amazonense virou tema de discussão, na sessão plenária desta segunda-feira (10), na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
De acordo com o vereador petista Bibiano Garcia, a prefeitura de Manaus tem atualmente recurso suficiente para a construção de creches na cidade. No entanto, insiste em dizer que não tem verba.
A informação foi desmentida pelo líder do prefeito, vereador Elias Emanuel (PSB). O pessebista reafirmou o empenho da prefeitura na construção de novas creches e no término das obras das que ainda não foram concluídas.
O assunto dividiu opiniões na CMM, mas a maioria dos vereadores que compõem a base aliada do prefeito, como Felipe Souza (PTN); Samuel Monteiro e Luis Neto, ambos do PSDC, saiu em defesa do município, com criticas ao Governo Federal, que, segundo eles, têm liberado poucos recursos para a construção de creches na capital.
O problema de poucas vagas em creches, por todo o país foi levantando por um estudo com dados nacionais, feito pelo Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), que revelou: faltam mais de três milhões de vagas, em creches e pré-escolas públicas, para alunos até cinco anos de idade.
Segundo o levantamento, Manaus aparece em penúltimo lugar, na oferta de vagas.