A Superintendência Regional do Incra no Amazonas deu início às atividades de ampliação do Programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária (ATES) com o atendimento a mais cerca de 1.700 famílias de 10 assentamentos do estado do Amazonas, por um período de 12 meses.
A prestação do serviço de apoio à produção e organização social ocorre por meio de parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra/AM).
As atividades de assistência técnica a serem realizadas pelo Idesam estão divididas em dois lotes (como são chamados os conjuntos de assentamentos definidos pelo Incra durante chamada pública).
O lote 01 comporta assentamentos em Apuí (PA Rio Juma e PAE Aripuanã-Guariba), Novo Aripuanã (PA Acari) e em Manicoré (PA Matupi), enquanto o lote 11 é formado por áreas em Manaus (PA Tarumã Mirim e PDS Cuieiras Anavilhanas) e Presidente Figueiredo (PA Uatumã, PA Canoas, PA Rio Pardo e PDS Morena).
O Incra está expandindo as ações de assistência no Estado e ainda este ano novos assentamento de reforma agrária contarão com esse benefício de assistência técnica.
Desde 2013 assentados do Incra no Amazonas são beneficiados com serviços de assistência técnica. Deste contrato de 2013 já foram atendidas 1.230 famílias.