Um incêndio de grandes proporções destruiu, na madrugada desta segunda-feira (9), instalações da fábrica de motos Dafra, do Polo Industrial de Manaus (PIM), na avenida Torquato Tapajós, zona Norte de Manaus.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), o fogo teria começado por volta das 3h30. As causas do sinistro já estão sendo investigadas. Não houve vítimas, porque os galpões estavam fechados e a parte de almoxarifado não estava em funcionamento.
Segundo o coronel Bombeiro Fernando Sérgio, dois galpões que continham matéria prima para a montagem dos veículos como pneus, aros, motores, carcaças, chassis e material para eletricidade foram totalmente destruídos.
Apesar das várias equipes de reforço, o CBMAM teve dificuldades para controlar as chamas, por causa da fácil combustão de material acondicionado nos galpões, como caixas de papelão e madeira, paletes e pneus das motos.
Devido às chamas, mesmo construído em ferro e chapas galvanizadas, o telhado dos galpões veio abaixo.
A Dafra Motos pertence ao Grupo Itavema, o maior grupo de concessionárias de automóveis da América Latina. A unidade fabril de Manaus tem 170 mil m2 de terreno, sendo 35 mil m2 de área construída.
A fábrica conta atualmente com mais de 500 funcionários e capacidade produtiva anual de 200 mil motocicletas. O prejuízo ainda está sendo levantado pela direção da empresa.
De acordo com o coronel Fernando Sérgio, as causas do incêndio serão reveladas no resultado da perícia da Polícia Civil.
Por causa do incêndio, o expediente desta segunda-feira, na fábrica, foi suspenso.