Após o registro do início do período da fumaça, que atinge a capital do Amazonas todos os anos, o Instituto Brasileiro do Meio-Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), se apressou em divulgar as ações do órgão para tentar conter os incêndios florestais que incomodam Manaus a cada verão.
Vídeo:
Nesse sábado (10), a Rede Tiradentes mostrou a invasão da capital por um intenso fumaceiro, que ocorre no período das queimadas e que foge ao controle das autoridades no Amazonas, prejudicando principalmente a população de Manaus.
Neste domingo, a direção do Ibama no Amazonas divulgou um resumo do que vem sendo feito para combater o problema e defendeu a união das autoridades e da população contra as queimadas nas cidades próximas a Manaus.
Confira:
Resumo:
Quantidades de Brigadas: 05
O Ibama conta com 04 Brigadas permanentes e 01 Brigada Pronto emprego no Estado do Amazonas.
Quantidade de brigadistas: 110 profissionais atuando na prevenção e combate aos incêndios florestais.
As equipes contam com 10 viaturas e 01 UTV (veículo projetado para áreas de difícil acesso.
Na próxima semana, estaremos reforçando com 40 brigadistas. No total serão 160. Importante informar que dispomos de viaturas e carro pipa para apoio.
Municípios atendidos:
• Humaitá no Projeto de Assentamento Maria Auxiliadora com 15 brigadistas,
• Manicoré na Terra Indígena Tenharim Marmelo com 35 brigadistas;
• Apuí no Projeto de assentamento Aripuanã Guariba com 25 brigadistas.
• Brigada Ponto Emprego no município de Apuí com 14 brigadistas devido a atual situação de emergência no local.
• Autazes na Terra Indígena Recreio São Félix com 21 brigadistas.
Obs.: A Lei Complementar 140/2011 define como as Terras Indígenas como área de competência federal para para a proteção do meio ambiente impondo à União e ao Ibama atuar nas áreas federais em que licencia tais atividades (Terras Indígenas) com extensão para Assentamentos Federais de forma supletiva.
Fonte: Divulgação IBAMA-AM.