O horário brasileiro de verão, que não alcança o Amazonas, termina na noite deste sábado (21) para domingo (22). Os relógios de dez estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e do Distrito Federal devem ser atrasados em uma hora.
O principal objetivo do horário de verão é aproveitar melhor a luminosidade natural do dia, reduzindo o consumo de eletricidade no fim da tarde, quando ocorria o chamado horário de pico.
Neste ano, com o pico de consumo registrado no início da tarde, principalmente por causa do aumento do uso de aparelhos de ar condicionado, o governo chegou a pensar em uma prorrogação da vigência do horário diferenciado. A medida poderia ter sido tomada pela falta de chuvas, o que prejudicou os reservatórios das hidrelétricas.
Os relatórios finais sobre a economia de energia, no horário de verão, devem ser concluídos na próxima semana. No início do horário de verão deste ano, a estimativa do governo era uma economia de R$ 278 milhões, com geração de energia térmica no horário de pico. No verão de 2014, a economia foi de R$ 405 milhões.