GRIPE: população precisa tomar a vacina até sexta-feira (22), alerta Ministério da Saúde

noticia_jo
A Campanha de Vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira (22). Este ano, a meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 40 milhões de pessoas, em todo o país. Mas até o ultimo dia 15, apenas cerca de 14 milhões tomaram a vacina.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, explica por que todos que fazem parte dos grupos prioritários para a vacinação devem receber a dose, o mais rápido possível.

“Ela evita complicações, evita internações e até óbitos. Portanto, é decisiva essa mobilização nacional. Nós temos os três principais vírus: o H1N1, H2N3 e o influenza B que são aqueles que compõem a vacina que está sendo fornecida para a população, a mais moderna, a mais segura e portanto aquela com maior capacidade de proteção para a população brasileira.”

As pessoas que têm prioridade para receber a vacina contra a gripe são crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, mulheres com 45 dias após o parto, idosos, indígenas, profissionais de saúde e do sistema prisional, além de pessoas com doenças crônicas.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Carla Domingues, garante que a vacina é absolutamente segura.

“Estamos falando de uma vacina com o vírus morto, então não é possível a vacina transmitir a doença, isso é um mito. O que acontece é que, muitas vezes, com a circulação de outros tipos vírus que não estão incluídos na vacina, a pessoa pode adoecer, mas não em decorrência da vacina e a única contraindicação dessa vacina é realmente pras pessoas que têm alergia severa a ovo. É realmente uma vacina segura com reações muito leves, basicamente, com dores e sensibilidade no local; lembrando que é uma vacina que realmente tem a capacidade de proteger das complicações advindas da gripe.”

Em todo o Brasil, mais de 54 milhões de doses da vacina contra a gripe estão disponibilizadas para garantir a proteção de pelo menos 49 milhões de pessoas. Para saber mais, acesse a página do Ministério da Saúde. O endereço é www.saude.gov.br

No Amazonas, a vacina contra a gripe está disponível em todos as Unidades da rede pública municipal e estadual de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *