Greve dos policiais civis pode não ocorrer, mas SSP-AM já tem plano de contingência, afirma delegado geral

A Secretaria da Segurança do Amazonas (SSP-AM) já tem um plano de contingência, em caso de greve, anunciada pelos policiais civis, para a próxima sexta-feira (13). Foi o que garantiu, nesta quarta-feira, em entrevista à Tiradentes News, o delegado geral da Polícia Civil, Josué Rocha.

“Conhecendo o que pode ocorrer, nós já temos um plano de contingência, para que os serviços da Polícia Civil não sofram solução de continuidade. As delegacias atenderão normalmente o público, naquele mister que compete à polícia constitucionalmente. Nós não podemos parar. A sociedade fique tranquila, quanto a isso!”

De acordo com Josué Rocha, em maio, as demandas dos policiais civis foram discutidas exaustivamente, em maio, entre o governo e as entidades que representam a PC. Ele alertou que algumas reivindicações dos policiais não são possíveis de ser atendidas. “Estamos num ano eleitoral, em que a lei veta os reajustes; há, ainda, a Lei de Responsabilidade Fiscal, que proíbe o governo de aumentar salários, e eles não entendem isso. Por causa disso, eles resolveram deflagrar o movimento.”

Segundo o delegado geral, o último percentual de reajuste, de 25%, foi escalonado até 2015. “No final de 2015, essa correção estará em R$ 4. 211. No momento em que eles tiverem benefícios, por exemplo, de uma pós-graduação, eles vão alcançar R$ 5,682. É uma excelente remuneração!”

Sobre o movimento às vésperas de um momento como a Copa do Mundo, o delegado geral levantou a possibilidade da existência de forças alimentando as ações dos manifestantes. “Não é o momento certo para se fazer, não é? Uma greve para acontecer exatamente nesse período, alguma manobra foi feita e a gente tem que entender, também, que há outras forças por trás de tudo isso, até solicitando o impossível.”

Josué Rocha lembrou que um encontro marcado para agora à tarde, com o governador José Melo com as lideranças do movimento, pode levar a um acordo capaz de suspenda a greve. “Ele sempre esteve aberto ao diálogo e, se isto está acontecendo hoje, a gente já vislumbra a possibilidade de não ocorrer a greve.”

Para os policiais interessados em confirmar as informações repassadas pelo delegado Josué Rocha, a entrevista dele à Tiradentes News está sendo exibida nas reprises do “Manhã de Notícias”, durante a programação desta quarta-feira, no canal 19, na NET, e no canal 20, na TV Esporte Interativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *