O 11º Fórum de Governadores da Amazônia Legal foi realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques, na zona Centro Sul de Manaus, e reuniu os chefes de governo de todos os Estados da Região Norte.
Em pauta, temas como meio ambiente, saúde, educação e desenvolvimento econômico. Os governadores José Melo, do Amazonas e Simão Jatene, do Pará, defenderam maior participação nas principais decisões políticas do país, com a criação de um Pacto Federativo.
O bloco amazônico quer que a maior Região do país seja não apenas ouvida, mas assistida com recursos federais, principalmente nas áreas de saúde e educação.
A compensação ambiental pelos recursos naturais oferecidos pela Região Amazônica também foi defendida pelo Governador José Melo e demais governadores.
O encontro também serviu para as manifestações do governador do Amazonas, José Melo e Flavio Dino, do Maranhão, se posicionarem em relação às denuncias que envolvem o atual do governo.
O Fórum dos Governadores da Região Norte foi finalizado no fim da tarde desta sexta-feira, com a formalização da Carta de Manaus. O documento contém as propostas e os encaminhamentos discutidos, que serão compartilhados entre os Estados da Região. Assinada por governantes de 9 estados da Amazônia Legal, a Carta de Manaus será encaminhada ao Governo Federal.