A situação do ensino público no país é precária. Poucas crianças sabem o que deveriam saber na sua série e muitas chegam analfabetas ao 4º ou 5º ano. O Instituto Alfa e Beto acredita que mudar esse quadro não depende de boas escolas isoladas, mas sim de políticas públicas capazes de dar condições para que todas as escolas de uma rede ofereçam uma educação de qualidade. Para identificar essas práticas, o Instituto criou o prêmio Prefeito Nota 10, que, no final deste mês, será outorgado ao gestor do município com o maior percentual de alunos com bom desempenho na Prova Brasil.
Presidente do Instituto Alfa e Beto, o fundador e diretor do Instituto Alfa e Beto, professor João Batista Oliveira, explica a iniciativa.
“Olha, para melhorar uma escola, todo mundo sabe como é. No Brasil tem centenas de escolas boas. (…) Então, a ideia de ter uma rede de escolas boas é a prefeitura ter uma política que garanta aos pais que toda escola tem um padrão e que esse padrão é bom. Para a educação melhorar, é preciso que os prefeitos assumam a iniciativa e o prêmio é para isso: chamar a atenção para a importância dos prefeitos num processo de melhorar a qualidade da educação. Como o governo federal e os governos estaduais não agem, os prefeitos são os únicos que podem melhorar a educação e eles estão mais perto do povo, é muito mais fácil cobrar do prefeito.
Acompanhando a fase final da seleção, João Batista Oliveira já tem uma ideia clara do que caracteriza os finalistas.
“Esses municípios todos têm muito mais coisas em comum do que coisas diferentes. Por exemplo, eles todos têm um programa de ensino que todas as escolas devem seguir, eles todos alfabetizam as crianças no primeiro ano; eles todos têm orientações comuns para as escolas, quando há capacitação a capacitação é voltada para a implementação daquela proposta da secretaria, os diretores têm apoio e são acompanhados pela secretaria dentro das prioridades que é ensinar o currículo, e todos eles têm avaliação externa. Ou seja, o que faz a diferença não é nem uma coisa ou outra, é ter o conjunto dessas coisas e essas coisas agirem de forma consistente.”
No fim deste mês, haverá a entrega do prêmio, com um debate no jornal Folha de S.Paulo. O prefeito do município com maior percentual de alunos com desempenho adequado receberá R$ 200 mil.