06/04/13 – As pessoas interessadas em fazer o teste rápido gratuito para diagnóstico de HIV/Aids, Sífilis e Hepatites B e C, podem se dirigir à Fundação Alfredo da Matta (Fuam), do Governo do Estado, que atende em horário especial de funcionamento, neste sábado (6).
O secretário estadual de saúde, Wilson Alecrim, destaca que os exames já são oferecidos na rotina da Fuam, que funciona de segunda a sexta-feira. “O horário especial deste sábado, quando a unidade está com uma equipe de plantão, até às 15h, faz parte das atividades da Campanha Fique Sabendo”, frisou o secretário.
A campanha está sendo realizada nacionalmente, por meio de parceria entre o Ministério da Saúde, Estados e municípios, e tem a finalidade de ampliar o diagnóstico precoce dessas doenças. No Amazonas, a ação é executada pela Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, vinculada à Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).
A Fundação Alfredo da Mata está localizada à rua Codajás, 24, no bairro da Cachoeirinha. O atendimento deste sábado está sendo realizado no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), da unidade. “Qualquer pessoa interessada em fazer os exames pode nos procurar, que será atendida de forma rápida, segura e sigilosa”, afirma a gerente de Doenças Sexualmente Transmissíveis da Fuam, Glaudomira Ferreira. O “teste rápido”, diz ela, permite que o resultado do exame seja entregue ao paciente no mesmo dia. Ela explica que as pessoas atendidas no serviço recebem aconselhamento pré e pós-teste. Nos casos de diagnóstico positivo, os pacientes são encaminhados para tratamento, nos serviços de referência da rede.
Interior – A Campanha Fique Sabendo está sendo realizada, também, no interior do Estado, com a participação de 22 municípios, dentre os quais, Manacacapuru, Careiro Castanho, Rio Preto da Eva, Coari, Maués, entre outros. Nestas localidades, a ação se estenderá até 30 de abril, com horários de atendimento diferenciado, estabelecidos pelas unidades de saúde. Em Manaus, a campanha teve início na segunda-feira e termina neste sábado. Ao todo, cerca de 10 mil testes rápidos estão sendo disponibilizados à população, neste período.
A coordenadora estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, Silvana Lima, frisa que concluída a ação, os exames continuarão disponíveis nas unidades de saúde que contam com CTA, em Manaus – Policlínica Comte Telles, na zona Leste; Policlínica José Antônio da Silva, zona Norte; Policlínica Dr. Franco de Sá; FMT-HVD, na avenida Pedro Teixeira, no Dom Pedro; e na Fuam. No interior, 12 municípios contam com o serviço e, até o fim do ano, mais 50 irão disponibilizar os exames.