Funcionários do INPA preparam manifesto contra cortes nos recursos e por melhores condições de trabalho

BlogWebsite-396-15-Imagem
A manifestação está marcada para o dia 27, próxima semana. Cerca de 400 funcionários da principal instituição federal de pesquisa da Região Norte do país prometem se concentrar em frente ao prédio do Aleixo, na zona Centro Sul, para divulgar, principalmente a importância do órgão e a grande contribuição dele para a sociedade, a partir das pesquisas e tecnologias desenvolvidas.

De acordo com o diretor do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Amazonas (Sindsep-AM), Jorge Lobato, de mais de 20% dos recursos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) foram cortados pelo Governo Federal. Dos cerca de R$ 30 milhões da verba do instituto, já reduzida no ano passado, 60% são para despesas fixas.

O ato público também comemorará o aniversário do INPA, que completa 61 anos de fundação, no dia 27 deste mês. Segundo Lobato, o momento será para mostrar à população as dificuldades vividas pelos servidores do instituto e dos demais órgãos federais no Amazonas, que implicam diretamente na qualidade e eficácia das atividades.

Uma das pesquisas mais conhecidas e importantes do INPA, atualmente muito valorizada pela população, é o palmito de pupunha, bem como outros estudos na área agrícola e de tecnologia de alimentos. Outra é a identificação mais rápida da leishmaniose, a proteção de patentes e muitas outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *