Fortalecer o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Essa é a principal meta da Oficina Internacional de Experiências de Regularização Fundiária, que ocorre nesta quinta (11) e sexta-feira (12), em Manaus. O evento é promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO)
Além do Brasil, participam delegações da Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. O objetivo é fazer um intercâmbio entre esses cinco países, que têm áreas na Amazônia, para que cada um deles conte as experiências positivas para preservar e desenvolver a floresta.
“O Brasil tem um compromisso com o desenvolvimento sustentável da Amazônia, mas essa é uma agenda que supera as fronteiras e deve envolver nossos vizinhos”, explica o Secretário de Regularização Fundiária na Amazônia Legal do MDA, Sérgio Lopes.
Cada participante fará uma apresentação de como é a estrutura fundiária, a legislação e a gestão de terras do país. Além disso, serão abordados os principais desafios para a governança e a regularização fundiária em relação às questões ambientais e de ordenamento do território.