A fiscalização está acontecendo desde o início desta semana. Até o momento, foram recolhidos ovos de chocolate de supermercados da capital e de municípios da Região Metropolitana de Manaus.
Nesta quinta-feira (19), os produtos de 50 g 1 kg passaram por uma inspeção na sede do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (IPEM).
Na fiscalização de hoje, foram encontradas quatro amostras de ovos de chocolates caseiros com irregularidades, durante o processo de análise e pesagem feita no Laboratório de Pré-Medidos do Ipem-AM, localizado no Distrito Industrial I, zona sul de Manaus. Os produtos também estavam com falta de indicação de peso, tamanho e marca nas embalagens.
De acordo com o presidente do órgão, Márcio André, até agora, foram fiscalizados mais de 400 ovos. Segundo ele, o fabricante que for flagrado cometendo irregularidades recebe um auto de infração. Caso não apresente justificativa ao IPEM, poderá ser multado entre R$ 1,2 mil e R$ 500 mil. A regra também vale para os ovos artesanais.
A operação Páscoa Feliz termina na próxima quinta-feira (26). Denúncias podem ser feitas pelo número 0800 092 2020.