Fim da apuração aponta reeleição de Cleinaldo Costa para a reitoria da UEA

Conforme a apuração realizada pela Comissão Eleitoral Geral, após o encerramento da votação, na noite desta quinta-feira (20), a Chapa 14, composta pelos professores Cleinaldo Costa e Mário Bessa recebeu a maior quantidade de votos válidos.

Em segundo e terceiro lugares, respectivamente, estão as chapas de número 10, dos professores Raimundo Barradas e Carlossandro Albuquerque e a chapa 22, dos professores Jener Brito e Maria das Graças Barreto.

Com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), a UEA organizou 78 seções eleitorais para receber os votos dos quase 22 mil alunos, professores e servidores técnicos-administrativos aptos a votar, conforme o edital 01/2014, que aprovou as regras do processo de escolha para os cargos de reitor e vice-reitor.

Além de Manaus, Manacapuru, Coari, Eirunepé, Humaitá, Boca do Acre, São Gabriel da Cachoeira, Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Parintins, Manicoré, Carauari, Tefé, Tabatinga, Novo Aripuanã, Lábrea, Maués e Careiro Castanho receberam as urnas destinadas aos 23 colégios eleitorais criados para a eleição na UEA.

A eleição atende o Decreto 34.433 de 31 de janeiro de 2014 do Governo do Amazonas. Os candidatos eleitos terão mandato de quatro anos, a contar da data da posse.

O resultado oficial da primeira eleição para reitor e vice-reitor da UEA será homologado somente na próxima sexta-feira (28).

Nesta sexta-feira (21), os candidatos da chapa 10, professores Raimundo Barradas e Carlossandro Albuquerque denunciaram irregularidades na eleição.

Segundo Barradas, foram registradas anormalidades na Escola de Ciências da Saúde, como contagem irregular dos votos por pessoas que não autorizadas, o que fere a legislação eleitoral; número de votantes acima da lista ; pessoas que não poderiam votar e acabaram votando, inclusive com documentos de outros votantes; aposentados e inativo que não poderiam votar e transporte ilegal de eleitores, durante o pleito.

Os candidatos anunciaram que já reuniram provas e pediram a impugnação de urnas, junto à Comissão Eleitoral Geral, que tem 24 horas pare se pronunciar sobre o pedido.

Pela contagem oficial, os professores Raimundo Barradas e Carlossandro Albuquerque tiveram pouco mais de oitocentos votos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *