Filha de idosa denuncia que maltratar paciente é prática comum, no Caimi da Compensa, zona Oeste deManaus

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A reclamação é da assistente administrativa Lúcia Saraiva Cordeiro. Segundo Lúcia, a mãe dela foi vítima do mau atendimento dos funcionários do Centro de Atendimento ao Idoso (CAIMI) Ada Rodrigues Viana, localizado na Compensa, zona Oeste da capital. Ela afirma que o tratamento ruim é uma prática comum e ocorre de forma generalizada.

Os Caimis são unidades de saúde que têm por finalidade garantir a pessoas idosas o atendimento ambulatorial, na prevenção de doenças da terceira idade e promover ações relativas às Políticas de Saúde.

Para a auxiliar administrativa Lúcia Cordeiro, essa não é a realidade dos Caimis. Ela conta que, após inúmeras reclamações da mãe, resolveu denunciar.

A assistente administrativa afirma, ainda, que os funcionários dos Caimis que agem em desrespeito aos idosos, se valem de uma legislação que garante punição a quem desrespeita os servidores no exercício da função.

A lei a que Lucia Saraiva se refere é a do artigo 331 do Código Penal que diz o seguinte: Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela, pode gerar pena de detenção de seis meses a dois anos ou multa.

A reportagem procurou a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), órgão responsável pelos Caimis. A assessoria informou que os funcionários da unidade passam por treinamentos periódicos de atendimento ao público e, regularmente, participam de reuniões de avaliação.

A diretora da unidade, Hedy Lamar Almeida Sanches, ressalta que as orientações com relação ao acolhimento humanizado aos pacientes será reforçado e cobrado de toda a equipe técnica e administrativa.

Ainda de acordo com a assessoria de imprensa, a diretoria da unidade está à disposição para receber as reclamações e sugestões e para tomar as providências necessárias, sempre que os usuários se sentirem prejudicados no atendimento.

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