Fiéis de São Sebastião e moradores do Centro são surpreendidos com o silêncio dos sinos da igreja centenária de Manaus

– (fotos: Divulgação e Jackeline Farah) – Os sinos da igreja de São Sebastião em frente ao largo tocam a cada 15 minutos de 06 da manhã até as onze da noite. Mas desde o último sábado ele parou de tocar, atentando a orientação dos engenheiros do Crea que estiveram na torre fazendo uma vistoria, como explica o pároco da igreja, Frei Paulo Xavier.

“Tirar o mato, porque percebemos que estava ele estava numa e muito  fresta, quase com um dedo de fissura. Isso nos preocupou, então chamamos o Crea (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) para dar uma ‘verificada’ técnica.”

As rachaduras já estão visíveis por dentro e por fora da torre da igreja. E, segundo os engenheiros, o isolamento é a melhor prevenção.

“A primeira observação que fizeram é que nós teríamos de parar os sinos, porque, com a vibração – eles pesam, são cinco sinos – e, pras horas e minutos, essas vibrações podiam ocasionar mais abertura nessa brecha.”

O laudo que vai gerar o orçamento sairá em 15 dias, mas a igreja já iniciou uma campanha para arrecadar dinheiro para a restauração.

“Nós vamos percorrer um caminho aí de busca de recursos de pessoas que possam nos ajudar a não deixar essa patrimônio histórico ficar desse jeito ou pior do já está!”

Quem quiser contribuir com a recuperação da torre do sino da igreja de São Sebastião pode entrar em contato pelo 3232 4572 ou durante as missas na própria igreja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *