Dois tradicionais festivais de música de Manaus, o Festival de Verão da Avenida Beira Rio e o Festival Até o Tucupi serão as principais atrações do feriado prolongado na capital amazonense. Ambos os festivais têm como principal objetivo envolver suas comunidades com música e temas que valorizem a arte e cultura regional. Além disso, acontecerá o tradicional desfile de Sete de Setembro, em comemoração ao dia da Independência do Brasil. Todas essas atividades têm o apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).
No sábado, 5, e domingo, 6, a partir das 18h, o Festival de Verão da Avenida Beira Rio realiza a sua quarta edição, com duas atrações a cada noite, entre elas as bandas de forró Xote com Pimenta, 100% Abusada, Agora é Nós e Forró do Arreto. Os intervalos serão animados com um mix de música eletrônica e hip-hop. A festa acontece na Av. Beira Rio, no Coroado, próximo à Escola G3.
Já o Até o Tucupi começa a programação do seu festival na próxima quarta-feira, 9, a partir das 20h, sendo realizado até o dia 20, no Teatro Amazonas. Com o tema “Até o Tucupi 2015 – Respeita as Maninhas” o evento propõe a valorização artística cultural das mulheres da Amazônia. Além disso, o festival promove o encontro de bandas tradicionais de Manaus que participaram de edições anteriores. “A escolha do tema é principalmente para reconhecimento das produções artísticas das mulheres no Amazonas e, para celebrar essa décima edição, vamos trazer bandas que já passaram pelo palco do festival, o que é também uma forma de valorizar essas produções e a própria música regional”, explica uma das coordenadoras do festival, a cantora Elisa Maia.
Desfile
Outro evento que recebe o apoio da Manauscult é o Desfile Militar da Independência, que será realizado no Complexo Turístico Ponta Negra. As vias serão interditadas a partir das 5h da manhã de segunda-feira, 7, para o evento que começará às 8h da manhã do mesmo dia. O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de Manaus (Manaustrans) atuará com um efetivo total de 40 agentes de trânsito.
PROGRAMAÇÃO
Zona Leste
O quê: Festival de Verão da Av. Beira Rio 2015
Quando: 5 e 6/9, das 18h às 1h
Onde: Av. Beira Rio, próximo à Escola G3 – Coroado
Zona Centro-Sul
O quê: Festival Até o Tucupi
Quando: 09 a 20/9, a partir das 20h
Onde: Teatro Amazonas – Centro
Zona Oeste
O quê: Desfile de Sete de Setembro
Quando: 7/9, a partir das 8h
Onde: Ponta Negra