Festa de 129 anos da Praça 14 terá dois dias de comemorações

images

Comemorando 129 anos nesta quarta-feira (14), a Praça 14 de Janeiro, bairro da zona Sul de Manaus, terá seu aniversário festejado com dois dias de muita festa: nesta terça, 13, e quarta-feira, 14.

A programação, que acontecerá na quadra da Escola de Samba Vitória Régia – Verde Rosa – localizada na Rua Emílio Moreira, 1192, começa a partir das 20h e vai até às 3h da manhã.

Nesta terça-feira (13), a animação será por conta das bandas ‘Frutos do Pagode’, ‘Impakto’ e ‘Vem K Sambar’. Na quarta-feira, 14, a velha guarda da Escola de Samba Vitória Régia, ‘Couro Velho’, fará apresentação especial, entre outras atrações.

De acordo com a Semcom, toda a estrutura de som, palco, iluminação e banheiros químicos será cedida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Além da bateria da escola de samba, outros ritmos, como o pagode e o forró, também estão na programação do evento.

Um pouco de história

O nome Praça 14 de Janeiro surgiu em decorrência de uma revolução popular, contra o atraso no pagamento do funcionalismo público e fornecedores, e falta de assistência social aos habitantes, no governo de Gregório Thaumaturgo de Azevedo, em 14 de janeiro de 1892.

Por conta do movimento, liderado por Almino Álvares Afonso, Lima Bacuri e Leonardo Malcher, o governo renunciou, assumindo o Eduardo Ribeiro.

Antes de Praça 14, local também foi chamado de Praça da Conciliação, Praça Fernandes Pimenta e, no mesmo ano passou definitivamente ao nome atual.

Rico em cultura, a Praça 14 é considerada o berço do samba, em Manaus, e de uma série de manifestações representativas da cultura afro-brasileira.

Com parte de sua população descendente de ex-escravos vindos do Maranhão, a Praça 14 abriga o segundo quilonbo urbano do Brasil.

No dia 1º de dezembro de 1975, foi fundado o Grêmio Recreativo Escola de Samba Vitória Régia – Verde e Rosa de tantos carnavais – tem como madrinha a Estação Primeira de Mangueira, do Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *