Os serviços oferecidos pela Prefeitura de Manaus vai ser reforçados, em virtude das comemorações pela Semana da Pátria e do Amazonas.
De acordo com a Secretaria Municipal da Comunicação (Semcom), a programação espalhada pela cidade, vai ter como destaque os desfiles, no centro de convenções – Sambódromo – , neste sábado (5), e na Ponta Negra, na segunda-feira (7). Haverá suporte da prefeitura nas atividades relacionadas ao trânsito, transporte, saúde, limpeza pública e a fiscalização de ambulantes.
O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) vai ter postos com a presença de agentes para monitorar o trânsito e o acesso de veículos, pedestres e moradores às áreas no entorno dos desfiles interditadas.
Já a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), montará um esquema operacional que vai contar com 20 fiscais para monitorar as linhas de ônibus em ambos os eventos.
No sábado (5), o Manaustrans vai atuar com um efetivo de 45 agentes de trânsito. Nesse dia, a avenida Belmiro Vianez e a Alameda do Samba vão ser interditadas a partir das 14 horas.
A Lóris Cordovil vai ser dividida ao meio com gradis, no trecho entre a avenida Constantino Ney e a Rua Vivaldo Lima. Duas faixas vão ficar disponíveis para o acesso dos estudantes ao sambódromo e, as outras duas faixas, para o fluxo de veículos.
O acesso à área de estacionamento do sambódromo vai ser realizado exclusivamente pela avenida Pedro Teixeira, sentido Dom Pedro/av. Constantino Nery, através da Alameda do Samba. A coordenação do desfile vai fazer a triagem dos veículos autorizados a estacionar.
A av. Constantino Nery vai ficar liberada. O acesso para os bairros das zonas Oeste e Centro-Oeste vai ser feito pela Lóris Cordovil, seguindo pela rua Francisco Orellana (ao lado do Banco Bradesco), av. Theomário Pinto (prolongamento da Darcy Vargas) ou pela av. Des. João Machado (Franceses).
A av. Pedro Teixeira não vai ser interditada. O acesso ou saída do Conjunto de Flores (ao lado da Ambev) vai ser feito pela av. Constantino Nery, com saída também pela Lóris Cordovil.
O Desfile Militar da Independência vai ser realizado no Complexo Turístico Ponta Negra. As vias vão ser interditadas a partir das 5 da manhã de segunda-feira (7), para o evento que vai ser iniciado às 8 da manhã do mesmo dia.
O Manaustrans vai atuar com um efetivo total de 40 agentes de trânsito. Na segunda-feira, a restrição de tráfego de veículos ocorrerá nos seguintes trechos:
• Av. Coronel Teixeira- Interdição da pista sentido bairro-centro entre a Marina do Davi e av. do Turismo.
• Av. Alaska 1º acesso à av. Cel. Teixeira;
• Av. Alaska 2º acesso à av. Cel. Teixeira;
• Av. Alaska x Alameda Líbia – Interdição da Alameda Líbia.
Na segunda feira, 7 de Setembro, as mudanças no trânsito vão ser:
• Os veículos que trafegam na av. Cel. Teixeira, sentido Centro/Ponta Negra, vão ser desviados à direita para a av. do Turismo a partir das 5h, com acesso somente para moradores. Os coletivos das linhas 120 e 450 também vão ter acesso, até as 7h da manhã. Após esse horário, as linhas trabalharão com o Condomínio Alphaville como terminal.
• Os moradores que estiverem no sentido Centro/Ponta Negra pela av. Cel. Teixeira devem seguir pelo 1º acesso antes do edifício Aruba até a Alameda Líbia, a partir de onde vão encontrar uma faixa da av. Cel. Teixeira livre, para seguirem até a Marina do Davi ou para chegarem a um destino de acesso local.
• A Alameda Alaska vai ter sentido duplo de circulação para entrada e saída de moradores e coletivo da linha 120.
• Os veículos que estiverem na av. Cel. Teixeira no sentido Ponta Negra/Centro devem seguir pela Alameda Líbia, acessando a av. Alaska e saindo pela Ponte Engenheiro Octávio Câmara para a av. do Turismo.
• Os ônibus de linha urbana que trafegam pela av. Cel. Teixeira – sentido Centro/Ponta Negra vão ser desviados à direita para a av. do Turismo.
• O perímetro do desfile se inicia no cruzamento da av. do Turismo e av. Cel. Teixeira e se estende até a Marina do Davi.
• A oferta de estacionamento para veículos vai ser feita no prolongamento da av. do Turismo, nos seguintes trechos: sentido bairro-centro, após a ponte; e centro-bairro, antes da ponte. Além disso, vai ser ofertado estacionamento na Al. Thales Loureiro (Cond. Alphaville), para cerca de 980 veículos. Não haverá permissão para estacionamento na av. Cel. Teixeira e na Alameda Alaska.
O estacionamento de veículos vai estar proibido nos trechos:
• Na av. Cel. Teixeira – nos dois sentidos entre a av. do Turismo e a Marina do Davi;
• Na av. do Turismo – sentido Ponta Negra/Tarumã – da av. Cel. Teixeira até a ponte;
• Na av. do Turismo – sentido Tarumã/Ponta Negra – da ponte até a av. Cel. Teixeira;
• Na Alameda Alaska – toda a extensão do lado direito e o lado esquerdo após o Edifício Mediterranée;
• Na Alameda Líbia – lado direito e esquerdo – trecho entre a Alameda Alaska e av. Cel. Teixeira.
A circulação dos coletivos no entorno do Sambódromo, onde vai ser realizado o desfile escolar no sábado (5), não vai ter alterações. Haverá reforço de frota de acordo com a demanda de passageiros.
No Desfile Militar da Independência, realizado no Complexo Turístico Ponta Negra, na segunda-feira, haverá o reforço da frota das seis linhas regulares que atendem o local.
Em qualquer um dos cinco terminais de integração os usuários vão ter opções de transporte coletivo para o deslocamento até a Ponta Negra.
Além da circulação de mais ônibus, o planejamento feito pela SMTU prevê a utilização de uma frota reserva composta por veículos convencionais, que vai ficar a postos na área de estacionamento do condomínio Alphaville para entrar em operação nos horários de maior procura.
O embarque e desembarque de passageiros vai ser feito na avenida Coronel Teixeira, a partir da avenida do Turismo, em pontos de parada sinalizados, próximos às barracas de coco.
A partir das 8h do dia 7, o terminal das linhas 450 e 120, vai funcionar na área de estacionamento do Alphaville. Ao término do evento, os coletivos de ambas as linhas vão voltar a sair da rua que dá acesso a Marina do Davi, logo após o Tropical Hotel.
Linhas que vão atender o Complexo Turístico Ponta Negra:
120-P.NEGRA / T1 / CENTRO
450-T3 / REDENÇÃO / P. NEGRA
542-OURO VERDE / T2 / P. NEGRA
126-SIPAM / AV.BRASIL / T1 / CENTRO
641-T4 – T3 / AEROPORTO / P. NEGRA
678-T4 / V-8 / P. NEGRA
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) vai prestar apoio durante os desfiles das escolas, marcado para o sábado, dia 5, e dos militares, na segunda-feira, dia 7.
No centro de convenções, o Samu vai manter quatro ambulâncias para o atendimento de possíveis ocorrências durante o desfile das escolas, já a partir das 14h30.
No feriado do Dia da Independência, o Samu vai refotçar o atendimento às 7h, posicionando quatro ambulâncias para o desfile dos militares na Ponta Negra.
Durante o feriado de Sete de Setembro, a direção do Samu ainda vai reforçar o atendimento no Posto Médico Avançado da Ponta Negra com o apoio também de uma ambulância.
Quanto aos demais serviços do órgão, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informa que no feriado prolongado referente à Elevação do Amazonas à Categoria de Província, dia 5, até o feriado do Dia da Independência do Brasil, dia 7, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) e Policlínicas vão suspender o funcionamento, retornando o atendimento normal na terça-feira, dia 8. Já o Samu e a Maternidade Moura Tapajóz, localizada na Compensa, manterão o plantão 24 horas para atender a população.
Para fiscalizar o comércio irregular, a prefeitura vai estar com 29 fiscais da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo, Abastecimento, Mercados e Feiras (Semtef) no entorno do sambódromo e na área da Ponta Negra durante os eventos da Semana da Pátria.
No caso do desfile militar na Ponta Negra, os fiscais estabeleceram o perímetro de 500 metros da área do evento para ambulantes, no trecho entre as rotatórias do começo da avenida do Turismo e a do Hotel Tropical.
O esquema de fiscalização na Ponta Negra foi montado para evitar obstrução da calçada do complexo e, consequentemente, transtornos ao público.
Durante o trabalho, os fiscais vão proibir a venda de bebidas (cerveja, refrigerantes ou sucos) em garrafas de vidro e churrascos em espetos, conforme também estabelece a Lei Complementar.
As atividades da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) nos feriados de 5 e 7 de setembro seguem em expediente de plantão para os serviços de jardinagem e mutirão de limpeza. Já a coleta domiciliar de resíduos mantém a programação normal para as duas empresas concessionárias.
As equipes que operam no mutirão de limpeza no Bairro Ouro Verde desde a semana passada vão reforçar os serviços de varrição da cidade, por conta dos eventos cívicos pontuais neste período.
Para os desfiles cívicos da Ponta Negra e Sambódromo, a limpeza vai ser acentuada, inclusive com atividades noturnas. O serviço de mutirão vai retornar na próxima semana à programação normal.