Feirão vai possibilitar devedores negociarem dívidas

A partir desta segunda-feira (07), consumidores que têm dívidas com bancos, lojas, ou outros estabelecimentos podem tentar negociar os débitos, durante o Feirão Limpa Nome Online, realizado pela Serasa Experian.

Durante o feirão, que ocorre até 17 de abril, o consumidor poderá acessar o site http://www.serasaconsumidor.com.br/limpa-nome-online 24 horas por dia para renegociar as pendências financeiras.

O consumidor deve fazer um cadastro. Em seguida, o internauta será levado a uma página onde estarão relacionadas todas as empresas do Limpa Nome Online. O consumidor poderá ver com quais empresas possui dívida. Ao escolher e clicar no nome da companhia surgirá uma página da empresa credora, apresentando as dívidas que o consumidor possui pendentes e que constam na base de dados da Serasa.

dívidas

Condições especiais

Diferente do serviço Limpa Nome Online, que é mantido durante todo o ano, o feirão oferece condições especiais para a negociação das dívidas, como descontos e facilidades no pagamento. No último evento, realizado em outubro passado, as empresas ofereceram descontos de até 40%, segundo o gerente de produtos e operação de crédito da Serasa, Raphael Salmi. “Já é um padrão dos credores oferecerem melhores condições para renegociarem as dívidas de acordo com as faixas de atraso, mas nesse período dão uma acelerada, aumentam o desconto e parcelamento”, afirma Salmi. A média das dívidas, que envolvem bancos, financeiras, redes varejistas e até empresas de distribuição de energia, vai de R$ 400 a R$ 1 mil.

Outros canais de comunicação

Haverá ainda canais de atendimento disponíveis, como telefones, e-mail e chat. O consumidor poderá entrar em contato para negociar diretamente com as empresas. Em alguns casos, o boleto pode já estar disponível, a partir de uma proposta feita pela empresa. Cerca de 36 empresa participam da segunda edição do feirão. O consumidor também pode negociar com outras empresas que não fazem parte do feirão, mas estão cadastradas no serviço Limpa Nome Online.

Nos dois primeiros meses de 2014, 3,1 mil consumidores locais negociaram as dívidas pelo Limpa Nome Online. Os acordos feitos entre empresas e consumidores do Amazonas resultaram em recuperação de R$ 3,13 milhões. O Amazonas tem participação de 1,7% no ranking dos Estados que mais utilizam o serviço.Em fevereiro, o Estado manteve a 12ª posição entre as unidades da federação que mais registraram renegociações.

Em nível nacional, já foram R$ 189 milhões em débitos negociados no primeiro bimestre do ano, envolvendo 186 mil consumidores.

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